segunda-feira, 29 de março de 2010

Reflexão sobre os Evangelhos de domingo, 21/03 até 27/03

Domingo, em “João 8,1-11”, Jesus nos fala sobre o pecado. Estando no Templo, os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério. Citando a Lei de Moisés que a condenava ao apedrejamento, perguntaram-lhe: “O que dizes disto?”. Perguntaram-lhe querendo pô-lo a prova e condená-lo. Após algum tempo em silêncio respondeu-lhes: “Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra”. Lançar pedra aos outros é cômodo: pode dar a sensação que nada temos a justificar, que não temos defeitos. Na mulher adultera o significado de nós mesmos: frágeis e pecadores.

Segunda-feira, ainda “João 8,12-20”, mais uma discussão entre Jesus e os fariseus. Jesus afirma: “Eu sou a luz do mundo”, e mais: “Eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é digno de fé, porque sei de onde vim e para onde vou”. Assim com autoridade, Jesus ensinava no Templo.

Terça-feira, “João 8,21-30”, Jesus fala da sua morte e deixa também para as autoridades religiosas judaicas uma afirmação: “Morrereis no vosso pecado”. Este pronunciamento de Jesus por causa da oposição a Ele. Aqui, Jesus revela ao mesmo tempo a sua divindade e a sua dependência do Pai. E muitos creram.

Quarta-feira, “João 8,31-42”, aqui de maneira clara, Jesus diz aos que nele creram: “A verdade vos libertará”. A palavra de Jesus é como uma luz que brilha sobre nosso egoísmo, escravizando-nos pelas nossas más obras e atitudes. No amor do Senhor, seremos verdadeiramente livres.

Quinta-feira, “Lucas 1,26-38” – Anunciação do Senhor! Hoje, nove meses antes do Natal, celebramos a visita do arcanjo Gabriel à Maria, para convidá-la a ser a Mãe do Senhor. Ao aceitar, Maria revela a sua fé e humildade. Por ser humilde, crê em coisas humanamente impossíveis e se coloca na condição de escrava do Senhor. Tudo isto mistério de misericórdia do Altíssimo e ato de fé e humildade de Maria.

Sexta-feira, “João 10,31-42”. Neste Evangelho dois grupos com duas atitudes opostas diante de Jesus: os que crêem e os que não crêem. Os que não crêem tentam apedrejá-lo por declarar-se Filho de Deus (blasfêmia). Diante dessa atitude, Jesus lembra-lhe a Escritura e as suas obras.

Sábado, “João 11,45-56”, os pontífices e os fariseus convocam o conselho para tomarem uma contra o incômodo, chamado Jesus. E resolveram tirar-lhe a vida. Jesus retirou-se para a região vizinha do decreto junto com os seus discípulos. Jesus deu sua vida para mudar os corações dos homens, transformando-os de alienados em irmãos, de uma sociedade injusta e dividida em outra mais fraterna e unificada.

Fraternidade e Comunhão, frutos da Páscoa.

Para refletir: Como devemos enfrentar as nossas adversidades?

Pergunta da semana: Qual o Evangelho desta semana que cita várias vezes o nome de Abraão?

Responda certo e ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, enviando a sua resposta até a próxima sexta-feira, dia 02/04/2010, para o e-mail: paula_vts@hotmail.com com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Reposta da semana passada: “João 5,45-46”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário