segunda-feira, 1 de março de 2010

A mensagem de Jesus nos Evangelhos, de domingo 22/02 a sábado 27/02.


No domingo (Lucas 4,1-13) meditamos as tentações de Jesus. As provações do demônio eram tentativas de fazê-lo infiel à missão que Deus, o Pai, lhe confiara.

Também nós somos submetidos a tantas e tantas provações e a maior delas a tentação da infidelidade à missão que nos foi confiado como seres humanos e batizados. Muitas vezes cedemos ao tentador, ao contrário de Cristo, e nos acomodamos as coisas do mundo seus valores materiais ao dinheiro, a sensação de poder, descuidando dos valores do Reino de Deus que são a verdade, a justiça, o amor e a paz.

Segunda-feira (Mateus 16,13-19), neste evangelho Jesus confere a Pedro a sucessão da sua missão e nele, Pedro, sua presença visível.

Precisamos desenvolver uma fé verdadeira para que não haja dúvidas da presença de Jesus ressuscitado no meio de nós. Hoje, Jesus perdoa e salva por intermédio dos homens fiéis que proclamam as suas “palavras de salvação”.

Terça-feira (Mateus 6,7-15), Jesus ensina a rezar. A oração não é uma invocação mecânica e automática, mas sim, deve sim um momento de inspiração e aproximação com Jesus, sem muitas palavras, mas com compromisso de fidelidade ao Seu amor e misericórdia.

O Pai Nosso é o modelo de oração cristã, a singela pedagogia do amor a Deus e ao próximo para o crescimento espiritual. O próprio Jesus nos diz: “Eis como deveis rezar...”.

Na quarta-feira (Lucas 11,29-32), Jesus pega pesado para aqueles que só se dirigem a Ele pedindo sinais do seu poder, prova eloqüente que não acreditam Nele. Jesus não queria que sua mensagem fosse acolhida pela força dos prodígios e milagres. Mas pela fé e ao crédito das suas palavras.

O mundo ainda hoje pede sinais para crer. Qual seria? Jesus retoma o tema da oração. Comparando a bondade de Deus Pai com a bondade dos nossos pais aqui na terra. Os três imperativos neste Evangelho: Pedi... Buscai... Batei... tinham um sentido em sua divina providência. No “versículo 12” está contida a regra do verdadeiro comportamento cristão.

Sexta-feira (Mateus 5-20,26), o tema central deste Evangelho é uma exortação ao perdão fraterno. Hoje sabemos que é inútil um culto a Deus se não cultuarmos o irmão. Não amarmos o nosso próximo. Assim, estamos perto de Deus na medida que estamos junto dos nossos irmãos.

Sábado (Mateus 5, 43-48), amar o inimigo, amar o próximo é sinal de verdadeira conversão. Jesus quer que cheguemos às últimas conseqüências no amor ao próximo.

A Bíblia nos ensina que Deus ama os bons e os maus. Se Ele amasse apenas os bons seria um Deus pagão.

Vamos atender o pedido de Jesus e sermos imitadores da misericórdia divina: “Mateus 5,48”!

Para refletir: “A verdadeira conversão é caminhar com Jesus levando sua palavra e vivificar o compromisso dos apóstolos”.

Pergunta desta semana: No Evangelho (Mateus 5,20-26) qual a ofensa gravíssima contra o irmão, que levará quem o ofendem ao grande Conselho para ser castigado?

Responda certo e ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, enviando a sua resposta até a próxima sexta-feira, dia 05/03/2010, para o e-mail: paula_vts@hotmail.com com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Reposta da semana passada: “Marcos 8,20”, ou seja sete cestos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário