segunda-feira, 3 de maio de 2010

São Filipe e São Tiago, Apóstolos - Comemoração festiva

Filipe, apóstolo – Século I, comemoração festiva neste dia, juntamente com Tiago (menor).

Filipe, era natural de Betsaida. Após ter recebido o chamado para ser apóstolo, levou Natanael até Cristo: “João 1,43-49”.

Quando alguns gregos quiseram ver Jesus, pediram sua intercessão: “João 12,21-22”.

Na última ceia, suplicou a Cristo: “João 14,8-9”. É possível que Filipe tenha pregado o Evangelho na Frígia e que tenha morrido, martirizado ou não, em Hierápolis, cidade que reinvidica abrigar, seu túmulo e de suas filhas.

Algumas vezes Filipe, o apóstolo, é identificado como Filipe, o diácono, cujo nome apareça frequentemente nos Atos dos Apóstolos, mas tal concepção parece ser errada.

Tiago (menor), apóstolo. Morreu em Jerusalém no ano de 62 (?). Festejado juntamente com São Filipe.

Filho de Alfeu, é citado nos Evangehos entre os doze apóstolos de Cristo. Algumas vezes é tido como o mesmo Tiago, “o irmão do Senhor”, muitas vezes citado no Novo Testamento.

Tal identificação é correta, mas deixam sobre ela muitas dúvidas, como: foi realmente Tiago (menor) que presidiu a comunidade cristã em Jerusalém e lá foi martirizado?

O historiador judeu, seu contemporâneo, Josefo, diz que o bispo Tiago foi morto a pedradas. Um século depois, um judeu convertido, Hegesipo, afirma que Tiago foi primeiramente colocado na torre do Templo e de lá tentou dissuadir o povo da crença em Cristo. Suas palavras tiveram efeito contrário, e ele foi atirado da torre, apedrejado e espancado até a morte.

A Epístola de São Tiago, no Novo Testamento, é comumente atribuída a Tiago (maior), “o irmão do Senhor”.

São Filipe e São Tiago (menor), inspira-nos na caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário