segunda-feira, 10 de maio de 2010

Reflexão sobre os Evangelhos De domingo 02/05 até 08/05

Domingo, 2 de maio, “João 13, 31-33.34-35”: O amor de Jesus é sinal de união entre o céu e a terra. Por meio desse amor é que a realidade divina vive na terra, dando-nos a certeza de que o paraíso se constrói aqui no exrecício da fé. Somos cristãos à medida que expressamos o nosso amor por Jesus: fazendo a vontade do Pai, construindo seu reino, deixando cair a mentira e fugindo do pecado.

Segunda-feira, 3 de maio, “João 14, 6-14”: Basta um pouco de fé para percebermos que “Deus é amor”. E Jesus diz para pedirmos em seu nome, e Deus tudo fará. Mas é necessário que nos esforcemos para fazer primeiro a vontade de Deus, depois então, a graça como mérito. Fazendo coincidir sua vida com o objetivo de Deus, você será atendido em suas preces, recebendo o grande dom de colaborar com Deus no seu plano de amor.

Terça-feira, 04 de maio, “João 14, 27-31”: A paz dada por Jesus é a sua graça aceita na fé, a bondade misericordiosa de Deus participada pelo homem. A todas as nossas necessidades, Jesus responde: “Eu sou”: o pão, a paz, o pastor, a porta (de acesso ao Pai), a ressurreição e a vida, o caminho, a verdade e a vida, a verdadeira videira. E mais: encarnou-se (se fez carne), se tornou homem e morreu por nós.

Quarta-feira, 05 de maio, “João 15, 1-8”: Com esta comparação, Jesus mostra-nos como Ele quer a comunidade cristã viva. Os ramos da videira são podados de tal modo que possam produzir frutos. Do mesmo modo, precisamos morrer para muitas coisas, para que a “seiva” de Cristo possa ser a principal corrente de nossa vida.

Quinta-feira, 06 de maio, “João 15, 9-14”: Para Cristo, amar a Deus significa acreditar em seu amor, deixar-se amar por Ele. A vivência dos mandamentos nos permite ter, com Deus e a humanidade, uma vida de trindade.

Sexta-feira, 07 de maio, “João 15, 12-17”: Muitas vezes quando rezamos o Pai Nosso, fazemo-lo da boca pra fora, porque não temos vontade de perdoar coisíssima nenhuma. Achamos melhor ficar como está: o outro lá e eu cá. Como é difícil amar. João não cansava de dizer: “Filhinhos, amai-vos uns aos outros”.

Sábado, 08 de maio, “João 15, 18-21”: As perseguições decorrem da própria fé do discípulo que segue a Palavra de Cristo, que luta abertamente contra o inimigo e age de acordo com a vontade de Deus. Um discípulo é um olhar de Deus na terra. O cristão verdadeiro continua e prolonga na história o mistério de Cristo, que provocou divisões e atraiu ódios, não só sobre Si, mas também para todo aquele que se tornou seu seguidor e testemunha do seu amor por nós.

Para refletir: Como retribuir concretamente ao amor de Deus? Como manifestar o nosso amor?

Pergunta da semana: Quem perguntou a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”.

Responda certo e ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, enviando a sua resposta até a próxima sexta-feira, dia 07/05/2010, para o e-mail: paula_vts@hotmail.com com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Reposta da semana passada: “João 11,5”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário