quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Senhor é meu Pastor

“O Senhor é meu pastor: nada me faltará”. Esse primeiro verso de Davi é o mais conhecido e cantado de todos os tempos. Sobre o conteúdo desta frase, no entanto, pouca gente pensa. Pelo menos, não com a profundidade vista no novo livro de Leonardo Boff (O Senhor é meu pastor, ed. Sextante). Nele, o autor detalha toda a emoção e a simbologia contidas em cada frase dessa forma de oração – “A mais alta que a humanidade já produziu”. Escritos originariamente em hebraico, os salmos são um meio de súplica e louvor, fonte de consolo e ainda de pura poesia religiosa.

Atribuído ao rei Davi, que escreveu cerca de 70 salmos durante sua vida (no século 10 a.C), o salmo 23 se tornou tão popular, segundo Boff, porque une simplicidade com poesia e mensagem espiritual de forma bem sucedida. “Tudo nele é transparente e comovedor”.

E libertador, já que após tantos perigos vêm o alívio e a esperança. “O salmo tem como pano de fundo um drama: há o vale tenebroso, da morte, há inimigos, há perseguição. É no contexto dessa situação que Deus comparece como pastor e como hospedeiro”, descreve Boff. Para o teólogo, assim como a oração mostra dois riscos (o vale da sombra e a perseguição), há também duas promessas: o Senhor está conosco e habitaremos a casa Dele por todo o tempo de nossa vida. Os trechos selecionados a seguir são resumos do livro.

O Senhor é meu pastor
Quando rezamos esse verso, ressoam dentro de nós vários significados. “Embora vivamos em sociedade urbanas e as referências pastoris tenham ficado restritas a pequenos grupos ou longe no passado, ainda assim a categoria ‘pastor’ continua nos suscitando poderosas e benfazejas energias”.

A figura do pastor simboliza cuidado, acolhimento, segurança e confiança. Vale lembrar que em áreas desérticas, como a Palestina bíblica, o pastor é tudo para as ovelhas. É guia, companheiro de destino, segurança e proteção. “É guia porque conhece como a palma da mão os caminhos, quais são seguros, quais perigosos. (...) É companheiro de destino: passa as mesmas necessidades das ovelhas – fome, sede, verão abrasador. Para defendê-las, á diferença do mercenário, o pastor põe sua vida em risco (...) Trasmite segurança e proteção porque cuida das ovelhas, das prenhes que caminham mais devagar, das doentes que se retardam, dos filhotes que podem se extraviar, daqueles que se desviam e ele com seu bastão reconduz ao rebanho.

O pastor também representa Deus, que cuida de nós e nunca nos abandona. “Quando ouvimos: o Senhor é meu pastor”, não podemos deixar ainda de ouvir junto a palavra de Jesus, que disse: “Eu sou o bom pastor”, completa o teólogo.

Nada me faltará
Boff afirma que nessas três palavras “se esconde o fundamento da confiança e da entrega incondicional de quem reza a Deus”.

“O sentido literal e direto de ‘nada me falta’ parece ser este: quem se sente sob os cuidados do bom pastor não precisa temer nada. Pois Ele olhará para que nada falte. Tudo o que alguém pode desejar é sentir-se conduzido e carregado por um Deus que é bom e solícito como um pastor”.

Leonardo Boff
Do livro: “O Senhor é meu pastor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário