terça-feira, 4 de maio de 2010

Reflexão sobre os Evangelhos de domingo, 25/04 até 01/05

Domingo, 25 de abril, “João 10, 27-30”: Jesus como o Bom Pastor cumpre a promessa do profeta Esequiel (capítulo 34). É o próprio Jesus que se declara para libertação e abundância para o povo. Nesta relação de Jesus com as ovelhas, que escutam a voz do pastor, tem que haver reciprocidade. Jesus é o pastor e as ovelhas são os discípulos e o povo que ouve a sua Palavra.

Segunda-feira, 26 de abril, “João 10, 1-10”: Neste Evangelho somos convidados a refletir sobre os verdadeiros e falsos pastores (líderes), de ontem, hoje e também do amanhã. Para compreendermos o texto de hoje, é preciso ter fé. Jesus é o pastor. Jesus é enviado de Deus, para a salvação e a vida eterna. Jesus é o único salvador e mediador para a vida.

Terça-feira, 27 de abril, “João 10, 22-30”: As afirmações de Jesus, mesmo num período de descrenças e conflitos, vem confirmar que a sua verdade não passa como tantas outras, mas garante que a Sua Palavra é a força do alto. O fato de sermos ovelhas de Cristo, indica que pertencemos a Ele e que nada poderá nos desviar desta certeza. Aos que seguem o Pastor lhes será dada a vida eterna. O Pastor conhece as suas ovelhas e dá a vida por elas.

Quarta-feira, 28 de abril, “João 12, 44-50”
: Este Evangelho mostra a riqueza e o poder libertador da Palavra de Jesus. A Palavra de Jesus é luz. Jesus provoca fé e contradições. Para o incrédulo, a escuridão. A palavra de Jesus à Deus é unidade real. Não se pode aceitar uma e rejeitar outra. A Palavra de Jesus é a Palavra de Deus.

Quinta-feira, 29 de abril, “João 13, 16-20”: Aqui dois ensinamentos: o servo não é maior que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Jesus é o mestre e os discípulos não podem estar acima Dele ou fingir um caminho que não seja o que Ele ensinou. O caminho que Ele nos envia é o da fraternidade e do serviço. Visto no seu exemplo no “lava pés”. É a relação entre a vida e a fé. Se a Eucaristia é sinal da presença de Jesus, também o próximo é. As obras precisam ser a manifestação da fé.

Sexta-feira, 30 de abril, “João 14, 1-6”: Há necessidade de acreditar em Jesus. Somente assim se pode entender que sua partida é para o bem dos discípulos. Jesus é o único caminho para o Pai, e é tudo de que o homem necessita para a salvação.

Sábado, 01 de maio, “Mateus 13, 54-58”: Os contemporâneos de Jesus conhecem a sua família, mas não entendem como o filho de um carpinteiro e de uma mulher simples, pode ter tanta sabedoria e poder de ensinar com autoridade e realizar milagres. Como resposta, Jesus cita um antigo provérbio sobre o profeta desprezado em sua pátria.

Para refletir: Qual a importância de Jesus e suas palavras para a nossa vida?

Pergunta da semana: Quem disse: “Senhor, não sabemos para onde vais?”.

Responda certo e ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, enviando a sua resposta até a próxima sexta-feira, dia 07/05/2010, para o e-mail: paula_vts@hotmail.com com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Reposta da semana passada: “João 6, 52-59”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário