segunda-feira, 24 de maio de 2010

Reflexão sobre os Evangelhos de domingo 16/05 até 22/05

Domingo, 16 de maio, “Lucas 24, 26-53”: A ascensão concretiza a etapa final da revelação do plano de Deus em favor do homem. O destino de Jesus é o retorno ao Pai, ao qual também nós estamos destinados. As leituras da comemoração de hoje acentuam a missão da Igreja. Agora ressuscitado, Ele vai continuar a obra, permanecendo presente na Igreja e investindo-a com a sua missão.

Segunda-feira, 17 de maio, “João 16, 29-33”: Jesus termina esta narrativa com uma palavra de ânimo: “Coragem!”. A frase mostra o que deve ser a postura que os discípulos devem ter e um convite a cada um de nós. Não basta atender Jesus, mas sim, solidário em sua missão até as últimas conseqüências. Precisamos crer em Deus nos momentos de alegria, de dificuldades e de tristeza.

Terça-feira, 18 de maio, “João 17, 1-11”: Aqui a oração sacerdotal de Jesus sobre a hora de Sua glorificação. Jesus rezar por si e por todos que Nele creram. Reza também pela unidade sinal da divindade de Cristo. Há no ser humano um desejo de unidade que garante a paz interna e externa como um ideal que não morre.

Quarta-feira, 19 de maio, “João 17, 11-19”: Continua aqui a oração sacerdotal iniciada ontem. Rogo que os discípulos sejam preservados do mal. Toca num doa temais mais difíceis do Cristianismo: a escolha dos cristãos para viver e levar adiante a missão de Jesus no mundo. Devemos, pois ser fermento no mundo e, ao mesmo tempo, preservar a identidade da nossa fé.

Quinta-feira, 20 de maio, “João 17, 20-26”: Ainda a oração sacerdotal. Conhecer a Deus, acolher e anunciar a Sua Palavra consiste em levar a todos a unidade com Cristo. Para que isso aconteça, é preciso acreditar que todos os homens são candidatos a viver unidos a Cristo e que o mundo crerá na medida do nosso testemunho da fé.

Sexta-feira, 21 de maio, “João 21, 15-19”: Neste diálogo com Pedro, Jesus ensina-nos que amar é servir. A missão de Pedro é uma missão de amor ao próximo. A ressurreição de Jesus é garantia de sua presença no meio de nós, que cremos no Seu nome e da força do Espírito Santo nascem e acontecem a disposição de amar a todos como uma maneira concreta de dizer “sim” a Deus.

Sábado, 22 de maio, “João 21, 20-25”: As palavras de Jesus indicam a maneira de segui-lo, sempre visando à união. Ser apóstolo significa testemunhar a vida de Cristo, o ressuscitado. Este texto mostra que o mistério de Cristo é muito mais do que ouvimos, anunciamos ou entendemos.

Para refletir: Será que nos sentimos atraídos pela missão de Cristo?

Pergunta da semana: Qual Evangelho que fala da glorificação de Jesus?

Responda certo e ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, enviando a sua resposta até a próxima sexta-feira, dia 28/05/2010, para o e-mail: paula_vts@hotmail.com com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Reposta da semana passada: “João 16, 20”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário