sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sacramento da aliança: o matrimônio

A revelação progressiva do mistério da aliança faz-se, quanto ao essencial ao termos de “família”: “Oseias 11,4”. E ainda: “Isaias 49,15”. E completando: “Oseias 2, 21-22”.

O matrimônio é uma manifestação privilegiada da fidelidade de Deus e da aliança que ele nos propõe.

Para fazer compreender o amor que tem por seu povo, Deus o comparou ao amor dos noivos, dos esposos. Para abrir os olhos sobre o mal que é o pecado, falou de adultério e de prostituição.

É muito significativo que para nós cristãos, o matrimônio tenha passado a ser sacramento, sinal autêntico desse amor e especialmente do amor de Cristo por sua esposa, a Igreja.

Por isso mesmo. Havendo tal relação entre o matrimônio humano e o vínculo que Deus quis firmar com seu povo, compreende-se como a união conjugal assume uma dimensão nova.

O matrimônio vivido no Espírito de Deus, que é o amor, é uma maneira de viver um “estado de vida” que nos introduz no conhecimento desse amor.

Não só é revelação da Boa Nova, da aliança de Deus conosco, mas deixa-nos adivinhar alguma coisa do mistério do próprio Deus: amor, relações, plenitude realizada no dom das pessoas entre si. Se você conhece o dom de Deus!

Podem dizê-lo os esposos que cada dia irradiam na fidelidade a graça do sacramento do matrimônio.

Podem dizê-lo os pais que fazem com os filhos a experiência da paciência e fidelidade: “Romanos 5,5”.

O matrimônio, a família... manifestação privilegiada do mistério de Deus. É que Deus é família e nos convida a compartilhar sua vida fazendo de nós seus filhos e suas filhas em Jesus Cristo: “Romanos 8, 14-17”.

Deus quer, sobretudo, um mundo cheio de amor. A família é o principal lugar de amor.


“A vida humana se torne cada vez mais humana”. (Concílio Vaticano II, GS 38/316)

“O maior mal de hoje é sentir-se indesejado, descuidado e abandonado”. (Madre Tereza de Calcutá)



Palavra de fé: “Não sejas como um leão em tua casa, prejudicando os teus domésticos e tiranizando os que te são submissos. Que tua mão não seja aberta para receber, e fechada para dar”. (Eclesiástico 4, 35-36)

Nenhum comentário:

Postar um comentário