sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Com a Bíblia nas mãos... conte essa história aos seus filhos

Jesus aprendeu a ser obediente

É fácil obedecer? O normal é responder não! Todos nós sabemos o quanto é difícil educar e obedecer, pois envolve uma série de detalhes emocionais na relação pais e filhos ao longo da criação e formação da criança, e o desgaste do dia-a-dia.

Saibam que até mesmo Jesus teve que aprender a ser obediente. Da mesma maneira todas as crianças devem ser obedientes ao papai e a mamãe. Leia, reflita e comente com o seu filho: “Hebreus 6,1”.

Precisamos ensinar aos nossos filhos que Deus é o pai de Jesus e nosso também, o próprio Cristo ensinou na oração: “Mateus 6, 9-10”.

José, exemplo e modelo de pai, foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus e esposo de Maria, a mãe biológica. Eis como Maria se tornou mãe de Jesus: “Lucas 1, 30-35”. Com o “sim” de Maria, Deus transferiu a vida do seu filho, do céu para o ventre de Maria. Essa vida cresceu dentro dele assim como todos os bebês crescem na barriga da mãe. Cerca de nove meses mais tarde, Jesus nasceu. Nesse meio tempo, José casou com Maria e por isso, a maioria das pessoas daquele tempo, achava que José era o pai verdadeiro de Jesus. Assim, de certa maneira, Jesus tinha dois pais. Aos doze anos de idade, Jesus fez uma coisa por amor ao Pai celestial, Deus.

Naquela época, a família de Jesus, como de costume, fez uma longa viagem a Jerusalém para comemorar a Páscoa. Depois, ao voltarem para casa em Nazaré, junto com o grupo de famílias que os acompanhava, José e Maria não perceberam que Jesus não estava entre eles. Leia e explique: “Lucas 2, 44-47”.

Ao encontrá-lo, exclamaram aliviados: “Por que nos tratar deste modo? Eu e teu pai estávamos preocupados!”.

Após o desabafo de sua mãe: “Lucas 2,49”, o que você acha desta resposta de Jesus? Bem, José e Maria sabiam da sua missão e de que Ele, o Menino Jesus, gostava de adorar a Deus no templo. Assim, concluímos que seria no templo, em primeiro lugar, que os pais deveriam procurar Jesus.

Depois do reencontro diz a Bíblia: “Lucas 2, 51-52”. O que aprendemos do exemplo de Jesus é que, nós também, devemos ser obedientes aos nossos pais.

Mesmo assim, nem sempre foi fácil para Jesus ser obediente até mesmo a seu Pai celestial.

Na noite, antes de morrer, Jesus perguntou a Deus: “Lucas 22,42”.

Mas, contudo, Jesus obedeceu ao Pai apesar de não ter sido fácil.

A Bíblia confirma, leia e partilhe: “Hebreus 5,8”.

Será que podemos aprender essa lição?


Palavra de fé: “Aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele, e nele mesmo se gloriará entre seus amigos”. (Eclesiástico 30,2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário