sábado, 19 de março de 2011

Solenidade de São José – 19 de março

Poucas são as fontes biográficas de São José, esposo da Virgem Maria – mãe de Jesus. Mateus nos fala sobre São José: “Mateus 1, 18-25”. Já São Lucas apenas menciona seu nome. Os evangelhos apócrifos não merecem fé, pois são muito fantasiosos (veja matérias no blog, “Narrativas da infância de Jesus”).

José descendia de Davi e o fato mais importante na sua vida foi seu casamento com Maria. A tradição popular nos conta que eram muitos os pretendentes à mão de Maria. Então, os jovens pretendentes teriam deixado seus bastões para ter um sinal. E o sinal apareceu. O bastão de José, prodigiosamente, floresceu. Então, todos reconheceram a preferência especial de Deus por José para esposo de Maria. Maria também descendia de Davi, para que as profecias se cumprissem: Jesus é descendente de Davi.

José era carpinteiro, uma das mais simples profissões da época. Construía casas e móveis, e os essenciais para as moradias, era também artesão. Essa foi a profissão que ensinou a Jesus e com a qual o Filho de Deus ganhou o seu sustento até os trinta anos.

Quanto à morte de São José, a Bíblia não diz nada. Depois do fato: “Lucas 2, 41-52”, José desaparece dos evangelhos. Alguns teólogos acreditam que José tenha morrido ante de Jesus iniciar seu ministério, mas não antes de se tornar adulto.

O motivo da morte não se conhece. Sabe-se que teve a assistência, na hora da morte, de Maria e Jesus. Quanto ao local de sua sepultura ninguém descobriu até hoje. Acredita-se que, como aconteceu com Maria, tenha ido para o céu em corpo e alma, em virtude da sua missão na terra e exemplo de vida.

Observação: Procure descobrir neste dia a importância da presença de São José no mistério da fé.


São José, rogai por todos nós!


Palavra de fé: “Sua posteridade permanecerá eternamente e seu trono, como o sol, substituirá diante de mim”. (Salmo 88,37)

Nenhum comentário:

Postar um comentário