quarta-feira, 9 de março de 2011

Quarta-feira de cinzas

Hoje começa a Quaresma, período de quarenta dias compreendido entre a quarta-feira de cinzas e o Domingo de Páscoa. É um tempo em que a Igreja nos anima a uma revisão da nossa vida e à conversão.


As cinzas de quarta-feira são preparadas com a queima dos ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior (2010). O sentido é de renovação. Das cinzas renasce a esperança pascoal.


As cinzas recordam também que somos mortais e que estamos destinados a ressurreição e vida eterna, a exemplo de Jesus Cristo. Mas isto implica em penitência pelos pecados e oração.


O jejum ou privação dos alimentos deve ser acompanhado de um sentimento de fraternidade e partilha dos bens com os outros.


Que bom seria, aos olhos de Deus, deixar de fazer uma refeição e oferece-la a um pobre que não tem o que comer. Isso mesmo!


O meu jejum alimenta e meu irmão. E Cristo por certo dirá: “Quem meu irmão alimenta, minha boca adoça”.


Quaresma é tempo de conversão e salvação.




Palavra de fé: “Quando jejuardes, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. Assim não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que presente ao oculto; e teu Pai que vê num lugar oculto, recompensar-te-á”. (Mateus 6,17-18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário