segunda-feira, 21 de março de 2011

Jesus prepara Pedro, João e Tiago

E é proclamado “o Filho Amado de Deus”

Com a Transfiguração (Evangelho de Mateus 17, 1-9), Jesus prepara os três discípulos, que haveriam de estar com ele no Jardim das Oliveiras, para o momento de sua paixão.

Ele conduziu Pedro, João e Tiago ao altar de uma montanha. Lá, se transfigurou sobre o olhar dos três. E eis que aparece Moisés, que representa a Lei, e Elias, que representa os profetas.

Esse acontecimento, narrado por Mateus, leva-nos a crer que Deus no seu desígnio de salvação aprova a paixão que Cristo enfrentará. Como o novo Moisés, Cristo conduzirá seu povo à libertação.

A nuvem que fez se ouvir é símbolo da presença divina, e a voz confirma a palavra de Jesus sobre sua paixão, morte e ressurreição, antes dita aos discípulos.

A presença dos três discípulos nos revela a experiência que experimentam, antecipadamente, da glorificação de Jesus, que os encaminha rumo à maturidade da fé cristã.

Jesus é o verdadeiro homem, para o começo de uma nova humanidade, planejado por Deus desde o início da criação.

A transfiguração de Jesus nos revela a capacidade prodigiosa e magnífica do corpo humano que pode se tornar o rosto da Luz Eterna, como o Sol.

Assim também, pelo Espírito Santo, nosso corpo é como o evangelho, pelas nossas expressões do rosto, pelo nosso acolhimento, pela nossa generosidade e o nosso sorriso, devem testemunhar Cristo em nós.

Não podemos nos transfigurar como Jesus, mas podemos transformar cada dia de nossa vida em momentos de crescimento da fé e partilhá-los com os nossos irmãos de maneira amorosa e dar a conhecer Jesus e a sua missão libertadora.



Palavra de fé: “Seja-nos manifestada, Senhor, a vossa misericórdia, como a esperamos de vós”. (Salmo 32,22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário