quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Ceia do Senhor - Quinta-feira Santa

A instituição da Páscoa é uma instituição perpétua por ordem do Senhor dada a Moisés e a Aarão, em comemoração à libertação do seu povo do Egito. Eis a orientação detalhada do Senhor: “Êxodo 2,1-8. 11-4”.

No Evangelho de “João 13,1-15” – O lava-pés é um sinal que nos mostra uma realidade muito além do fato visível. Vejam que Pedro não entendeu o gesto de Jesus, somente veio a entender na Páscoa. Na mente de Pedro o ato presenciado é mera purificação.

O lava-pés simboliza a verdadeira e total missão de Jesus: a entrega da sua vida, não apenas um serviço prestado aos demais, mas a missão suprema prestada aos demais, mas a missão suprema prestada aos homens a serviço de Deus. Se Jesus não prestasse esse serviço, os homens não teriam parte com Ele em sua própria filiação nem na herança prometida.

Jesus, o Mestre é o Senhor, que explica sua atuação a partir da intenção de dar um exemplo que os seus devem imitar: servir aos outros para imitar o exemplo de Jesus, que se tornou servidor de todos. Resumindo: “Seguir os ensinamentos de Jesus”.

O próprio São Paulo nos convida: “1 Coríntios 11,1”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário