segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reflexão sobre os Evangelhos de domingo, 18/04 até 24/04

Domingo, 18 de abril, “João 21, 1-19”: Nos versículos de 1-14, Jesus mostra a missão evangelizadora da Igreja. Já de 15-19, a declaração do amor de Pedro pelo Senhor e a confiança que lhe é conferida para cuidar do rebanho. Cristo escolheu Pedro para assumir o seu lugar. O Evangelho mostra-nos que a vocação de Pedro é, sem dúvida, um apelo à unidade de fé no amor e a iniciativa de servir.

Segunda-feira, 19 de abril, “João 6, 22-24”: Jesus fala sobre o milagre da multiplicação dos pães. Aqui, Jesus pergunta aos seguidores: “O que é que vocês estão procurando?”. A resposta nos dias de hoje nos cabe, afinal, o que procuramos em Jesus?

Terça-feira, 20 de abril, “João 6, 30-34”: Crer em Jesus possibilita-nos entender o significado de toda a sua vida e obra. Ele próprio é o alimento que dá a vida. Sem Jesus, perdemos o verdadeiro sentido da vida. O pão que sacia é Jesus, o pão vindo do céu para a nossa felicidade. O mundo tem fome e sede de Deus.

Quarta-feira, 21 de abril, “João 6, 35-40”
: Jesus continua a apresentar a fé como a maior exigência para aqueles que querem caminhar com Ele e segui-lo. A fé é a adesão à sua pessoa e à sua palavra. Uma vida não se sustenta sem o alimento da fé em Cristo. Acolher Cristo é perceber que Ele veio para fazer a vontade do Pai e para que todos tenham a verdadeira vida.

Quinta-feira, 22 de abril, “João 6, 44-51”: Jesus insiste na necessidade de crer no ensinamento sobre a fé e que resulta numa vida que dura para sempre. É a fé que nos identifica e aproxima de Jesus pela Eucaristia, o seu corpo e sangue. Em Jesus Cristo, é possível conhecer e nutrir-se de Deus. O Pai e Jesus são um só. Essa unidade fraterna é que dá a vida à nossa vida.

Sexta-feira, 23 de abril, “João 6, 52-59”: Hoje Jesus anuncia a Eucaristia no pão e no vinho consagrados, que são verdadeiramente o seu corpo e o seu sangue. Na Eucaristia compartilhamos a vida divina de Cristo, uma vida de “oferecer-se” a Ele e aos outros, Nos assegura a vida eterna a ressurreição.

Sábado, 24 de abril, “João 6, 60-69”
: Ser um verdadeiro discípulo de Cristo é difícil, exige uma religião exterior visitando os irmãos, levando a Palavra da salvação, liberdade e paz. Deus ainda é rejeitado, incompreendido e dividido. Em seu lugar buscam-se soluções menos radicais e bens materiais mais visíveis. Embora muitos tenham deixado Jesus, os apóstolos o seguiram, pois não conseguiram ver outro caminho para chegar a Deus, a não ser por Jesus. E nós? Onde encontrar respostas reais que atinjam o íntimo da nossa alma?

Para refletir
: Qual é o caminho a seguir para encontrar a paz e a alegria de viver? Como caminhar ao longo desse caminho?

Pergunta da semana: Qual é o Evangelho desta semana que Cristo anuncia a Eucaristia?

Responda certo e ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, enviando a sua resposta até a próxima sexta-feira, dia 30/04/2010, para o e-mail: paula_vts@hotmail.com com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Reposta da semana passada: “Lucas 24,18”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário