segunda-feira, 19 de abril de 2010

Reflexão sobre os Evangelhos de domingo, 11/04 até 17/04

Domingo, 11 de abril, “João 20,19-31”: No primeiro encontro com os discípulos, Jesus diz por duas vezes: “A paz esteja convosco!”. A presença do Espírito Santo é sempre marcada pelo sentimento da paz, um dos seus principais dons. A Páscoa cristã é o início de uma nova humanidade que nasce do Espírito do Cristo ressuscitado. O sopro de Jesus simboliza o Espírito Santo, como é narrado no “Ato dos Apóstolos 1,8”. O dom do Espírito Santo é sinal de missão. Levar a todos a fé em Jesus, reconhecendo-o como o Messias, Filho de Deus, é missão de todo cristão batizado.

Segunda-feira, 12 de abril, “João 3,1-8”: Neste Evangelho três personagens vão ao encontro de Jesus: Nicodemos, a samaritana e o oficial do rei. Nicodemos é fariseu e representa o judaísmo oficial, membro do Sinédrio e tinha a missão de vigiar a doutrina nos seus contemporâneos no território de sua jurisdição. Nicodemos simboliza, também, cada um de nós cristãos que muitas vezes “envergonhados” silenciamos nossa fé, pois sua manifestação prejudica nossos interesses, nossa situação social e até o peregrinar da nossa vida no dia a dia.

Terça-feira, 13 de abril, “João 3,7-15”: Jesus fala com autoridade do Reino de Deus, porque Ele vivia em união com o Pai. Precisamos ter a fé daqueles que evangelizaram para que possamos evangelizar também. Todo cristão, todos os “Nicodemos” são colocados diante de uma opção: ir ao encontro de Deus (Jesus), fazer a experiência, romper com o passado, desta forma, obter a vida eterna ou rejeitá-la. Diante da revelação de Jesus não se pode permanecer neutro.

Quarta-feira, 14 de abril, “João 3,16-21”: No Evangelho de hoje vemos o amor de Deus traduzido em obras. A primeira prova, foi o envio de Jesus em condições humanas. Segunda evidência amorosa é a de salvar e perdoar, sem castigos. Deus nos ama. Amor que salva o mundo. A nós, cristãos, cabe a escolha: caminhar na luz ou viver nas trevas.

Quinta-feira, 15 de abril, “João 3,31-36”: A vida cristã consiste em caminhar com Jesus, seguí-lo neste mundo, vivendo segundo seus mandamentos e ideais, trabalhando com Ele de modo que outros possam também seguir seus passos. A vida cristã é comunhão com Deus e com nossos irmãos.

Sexta-feira, 16 de abril, “João 6,1-15”: Só em Deus há as respostas para tudo. O pão para saciar a fome é Jesus. Jesus alimenta com Sua Palavra e Sua vida. A multiplicação dos pães é a Eucaristia (para graças e distribuição). Aqui, Jesus aparece com o Senhor e toda a situação está sobre Seu controle.

Sábado, 17 de abril, “João 6,16-21”
: Aqui a comparação da vida com um barco, por vezes atormentada por tempestades. Jesus é superior e ao mesmo tempo próximo ao mundo que nos cerca. Caminhar sobre as águas lembra a passagem da libertação dos Hebreus no Mar Vermelho, mas aqui com um novo sentido: é Jesus quem domina o mar e a tempestade.

Para refletir: Será que sem Deus temos forças para dominar as intempéries e as situações de perigo na nossa vida? O que representa a Páscoa da Ressurreição para nós?


Pergunta da semana: Num destes Evangelhos, quem proclamou estas palavras:
“És tu acaso o único forasteiro em Jerusalém, que não sabe o que nela aconteceu estes dias?”

Responda certo e ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, enviando a sua resposta até a próxima sexta-feira, dia 23/04/2010, para o e-mail: paula_vts@hotmail.com com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Reposta da semana passada: “João 21,2”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário