terça-feira, 13 de abril de 2010

Reflexão sobre os Evangelhos de domingo, 04/04 até 10/04

Domingo, 04 de abril, “João 20,1-9”: Páscoa do Senhor, centro da vida cristã. É a celebração da vida de Cristo ressuscitado e de todos os cristãos. Mesmo diante da situação confusa para Maria Madalena, Pedro e o outro discípulo, o sepulcro vazio é a confirmação da ressurreição de Jesus Cristo. Neste Evangelho ainda persiste a dúvida de Pedro enquanto o outro (acredita-se ser João), começa a acreditar na mensagem do Mestre. Precisamos nos dedicar aos irmãos, seguindo o exemplo de Jesus para a plenitude de vida em Deus.

Segunda-feira, 05 de abril, “Mateus 28,8-15”: Cristo ressuscitado é o fundamento da nossa fé. A ressurreição torna-se, também, sinal de fé e contradição. Comunicação da boa notícia aos discípulos: “Mateus 28,10”.

Terça-feira, 06 de abril, “João 20,11-18”: Cristo ressuscitou e cada um de nós, somente pelos olhos da fé. Início decisivo, para que os seguidores de Cristo, no mundo de hoje embarquem para sempre no caminho da fé. É no nosso encontro pessoal com Cristo que experimentamos a ressurreição. A ordem de Jesus À Maria Madalena: “Vá aos irmãos e anuncie”, e para nós, também, no mundo atual.

Quarta-feira, 07 de abril, “Lucas 24,13-35”: Aqui os três elementos essenciais: o resumo da vida pública de Jesus, da Paixão e Morte na Cruz e a Sua Ressurreição. Quem é Jesus nesse relato? É o companheiro da nossa caminhada. É aquele que revela o sentido da sai morte e vitória da ressurreição. Assim, pode-se afirmar que a Palavra de Deus (a Bíblia) e a partilha do pão (Eucaristia), mudaram por completo a vida daqueles dois discípulos.

Quinta-feira, 08 de abril, “Lucas 24,35-48”: Jesus se apresenta aos discípulos e deseja-lhes a paz. Os discípulos ficam em dúvida e assustados. Jesus continua falando. Os discípulos custam a acreditar. Jesus ensina-os a interpretar os acontecimentos conforme as Escrituras. Os discípulos conquistaram a fé depois de um longo e trabalhoso caminho. A dúvida faz parte da nossa vida. Não podemos parar na dúvida, mas sim caminhar na fé!


Sexta-feira, 09 de abril, “João 21,1-14”
: Como ressuscitado, Jesus continua servindo. Isso mostra que Ele está presente. Assim, também nós, quando servimos, manifestamos a presença de Cristo em nós e manifestamos o milagre da unidade, da abundância e do amor. O discípulo que Jesus amava, João, proclama a Pedro cheio de entusiasmo: “É o Senhor!”.

Sábado, 10 de abril, “Marcos 16,9-15”: Este Evangelho é uma síntese das aparições de Jesus relatados pelos outros evangelistas. Ele está vivo no meio de nós. A condição para se descobrir a presença de Jesus, e o impulso para testemunhá-lo, é a disposição de cada Cristão de colocar em prática a sua palavra que, vivida, ilumina e nos faz acreditar nas verdades da fé.

A verdadeira fé se expressa em atos e gestos concretos a cada dia, e não no vazio e no comodismo.

Caminhar com Jesus e ser mensageiro da paz, da fé e da esperança é a conversão!


Para refletir
: Quem são os discípulos de Jesus no mundo de hoje? Onde encontrá-los?

Pergunta da semana: Quem era o discípulo chamado “Didimo”? Em que capítulo e versículo destes Evangelhos ele é citado?

Responda certo e ganhe
uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, enviando a sua resposta até a próxima sexta-feira, dia 16/04/2010, para o e-mail: paula_vts@hotmail.com com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Reposta da semana passada: “Mateus 26,17”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário