segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Valorize sua vida. Seja feliz.

Na parábola do evangelho de Lucas 14, 1.7-14, nos mostra dois momentos para refletirmos:

- o primeiro é onde se encontra Jesus e como Ele é observado na casa do fariseu (versículo 1 do capítulo 14);

- Cristo também observa os convivas e a maneira como escolhiam os primeiros lugares. Ao propor-lhes a parábola, Jesus participa do diálogo que está acontecendo em volta da mesa.

Lutar pelo “posto”, pela “posição” é uma constante na sociedade de hoje. Por isso, acontecem intrigas, exortações e corrupções.

Muitas vezes, nós também como convidados observados por Jesus, achamos que a posição é o que dá destaque ao homem, até mesmo desrespeitando espaços em pastorais na Comunidade.

Os ensinamentos de Jesus baseavam-se na própria vida, para fazer seus discípulos refletirem na responsabilidade e no comprometimento do agir com humildade no servir ao próximo. Como podemos ver neste evangelho de Lucas.

Assim, nessa parábola, Jesus nos ensina e estimula a evangelização, catequese e apostolado. Ele começa peã vida em seus detalhes mais comuns, convidando-nos a levar ao povo a palavra de Deus, o seu Evangelho.

Acomodados e dominados por falsos valores que assumimos e defendemos, invertemos os valores e os significados em nossa vida, o que acaba nos afastando cada vez mais de Verdade, da Justiça e do Amor – que é o próprio Deus.

Jesus nos orienta a buscarmos os verdadeiros valores, com audácia e firmeza. Que não nos deixemos iludir e enganar por padrões de comportamento que não dão a sensação de grandeza quando na verdade nada se produziu ou aconteceu.

Aos olhos de Deus tudo combina com uma determinada ordem que nem sempre coincide com os nossos critérios.



Palavra de fé: “Tenha Deus piedade de nós e nos abençoe, faça resplandecer sobre nós a luz da sua face”. (Salmo 66,2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário