quinta-feira, 30 de setembro de 2010

As missões nas famílias

Quando se preparam as missões, todo mundo é envolvido. Na primeira fase, se faz o levantamento das famílias que irão rezar a segunda fase. Nessa fase inicial, são descobertas pessoas excelentes para trabalharem na comunidade. Criam-se ou se refazem laços de amizade.

Já na segunda fase das missões, as famílias começam a se visitar de casa em casa, proporcionando momentos ricos que ajudam na reflexão dos textos do livrinho das missões. É lindo ver as famílias congregadas num só mutirão de oração, reflexão e amizade.

Estivemos no mês de agosto na cidade de Votorantim – SP. Vimos como a vida é iluminada por Deus. No término dessa terceira fase, em 16/08, na comunidade Nossa Senhora Desatadora dos Nós, no almoço de despedida, pois Pe. Brás Romeiro, Pe. Bapstistine e o seminarista José Luís iriam para outra comunidade, um testemunho final na residência do casal Nilton e Sônia emociona a todos. Duas famílias viram que a amizade é tudo. Sandro Camargo deu o seguinte testemunho:

“Meu nome é Sandro Camargo, tenho 40 anos, sempre tive uma preocupação muito grande em afastar as pessoas de mim. Quem mais sofria com isso era a minha esposa, Márcia, e meus filhos, Lucas e Matheus. Eu era tão mesquinho e egoísta, que tentava também afastar os amigos de minha esposa.

Incomodava-se o fato de minha esposa freqüentar as celebrações da missa e estar sempre de bem com a vida. Demorou muito tempo para descobrir que eu fazia isso para alimentar um grande vazio dentro de mim. Eu era oco, sem Deus no coração e sempre buscando motivos para brigar e magoar as pessoas que me amam.

Aí vieram as missões, com grupos de oração se reunindo nas casas e para falar sobre a obra de Deus. Quando meu vizinho, Nilton, pediu para se reunir em minha casa, aceitei, mas foi por obrigação, e ainda comentei com minha esposa o quanto eu achava ‘engraçado’ isso tudo.

Durante a reunião, algo aconteceu, não sei explicar o que foi, só sei que foi muito bom. Depois dessa reunião em casa, fui a todas as outras. As pessoas que eu esnobava passaram a me tratar como amigo, e isso foi muito bom. Aí vieram os padres redentoristas e tudo se completou. Agora eu sei que fomos feitos para viver em comunidade. As diferenças existem, mas junto com elas vêm a tolerância e o amor ao próximo.

Agradeço a Deus, à minha esposa e ao meu amigo, Nilton, por não terem desistido de mim. Agora sei que, mesmo quando caminhamos na escuridão, Deus está sempre presente. Basta você falar: “Estou aqui, Senhor, faz em mim sua obra”.

Minha vida com Jesus Cristo está começando agora. Graças a Deus!”.

Belo testemunho este, que nos faz encher os olhos e ver que as missões são esses momentos de fé, de oração, de comunidade, de alegria e de amizade, sempre com os irmãos e com Deus. E assim vamos “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade”.


Palavra de fé: “A luz do justo ilumina, enquanto a lâmpada dos maus se extingue”. (Provérbios 13,9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário