segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mês de Setembro: mês da Bíblia


O livro mais lido e menos entendido


“Os que semeiam com lágrimas, ceifam em meio a canções. Vão andando e chorando ao levar a semente. Ao regressar, voltam cantando seus feixes”.
(Sl 126,5-6)



Setembro é o mês da Bíblia, este livro mais lido no mundo inteiro e, talvez o menos compreendido. Livro de cabeceira para muitos que sofrem de insônia. Uma arma para quem seleciona passagens a fim de defender suas posições e atacar as dos outros; um documento arqueológico; coletânea de mitos e lendas.

Muito se falou e se fala da Bíblia, milhares e milhares de livros foram escritos para explicá-la. Neste mês em muitas comunidades, por esse Brasil afora, acontecerão cursos bíblicos, palestras sobre a Bíblia. Nas celebrações ela será sempre levada com muita pompa para a mesa da Palavra. Mas o que a Bíblia fala de si mesma? “Tua Palavra é lâmpada para meus pés, e luz para o meu caminho” (Sl 119, 105). A Bíblia nasceu do chão da vida do povo de Deus em sua vida, em suas lutas, vitórias e fracassos. Essas experiências foram contadas, recontadas, cantadas e rezadas.

Quando o caminho pela frente parecia muito escuro, o povo relia o texto sagrado para que sua luz se espalhasse pela vida afora. O texto era mesmo uma lanterna nas mãos do povo para iluminar o caminho a seguir. É isso que ela tem que ser para nós também, sobretudo nestes tempos que estamos vivendo aqui, em nosso Brasil, tempo de desemprego, de inseguranças, tempo de angustia e de desânimo para milhões de brasileiros.

A palavra de Deus não pode ficar prisioneira dos templos, ela é a semente lançada generosamente por Deus no chão da nossa vida, do nosso povo.

Que neste mês de Setembro, mês da Bíblia, Santo Antônio, o homem que conhecia, amava e praticava a Palavra de Deus, nos ajude a viver nossa vida iluminados por essa mesma Palavra que tanto o iluminou.



Palavra de Fé: “Quem ouve a palavra com atenção encontra a felicidade; ditoso quem confia no Senhor!”. (Provérbios 16, 20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário