segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fé e esperança = Caridade


No dicionário:

:
Crença, crédito, convicção da existência de algum fato ou veracidade de alguma informação;
Crença das doutrinas da religião cristã;
A primeira das três virtudes teologais;
Fidelidade a compromissos e promessas, confiança;
Confirmação, prova.

Antônimo (ou contrário): incredulidade, infidelidade!

ESPERANÇA:
Ato de esperar;
Expectativa na aquisição de um bem que se deseja;
A segunda das virtudes teologais;
Inseto que pula, de cor verde, encontrado nas lavouras.

Antônimo (ou contrário): desespero!

CARIDADE:
Amor de Deus e do próximo;
Benevolência, bondade;
Beneficência, esmola.

Antônimo (ou contrário): falta de amor (desamor), desafeição, desprezo.

Na Bíblia, veja sobre os três (Fé, Esperança e Caridade):

Eis a palavra de São Paulo Apóstolo: “Colossenses 1,23”.

Na Bíblia, aprendemos que Deus é a própria “caridade”, o amor. Pela “fé” somos chamados a participar do plano amoroso de Deus. Perseverantes na fé, passamos a viver na “esperança” de alcançarmos o seu Reino (a vida eterna). Assim, a caridade é: “1 Coríntios 13, 4-7”.

E nós em relação aos dons teologais: Para sermos felizes e saudáveis precisamos de “fé” e razão. Ao sentirmos o sinal da fé caminhamos na “esperança”, tempo de conversão e estímulo para chegarmos ao exercício da “caridade”, ponto central de encontro com Jesus Cristo para caminharmos ao seu lado. Ele mesmo afirma: “Mateus 18, 19-20”.

Negando os dons teologais eis como ficamos:

- quem não tem fé: infiel;
- quem não tem esperança: desespero;
- quem não tem caridade (Deus): falta de amor.

Sem os três dons: O homem: infiel, vive desesperado e sem amor!

A caridade é o sentimento que Deus tem por nós. Mesmo dando-nos o livre arbítrio, quer que sejamos como Ele. Por seu amor, mandou-nos Jesus Cristo, seu Filho único para nos ensinar e dar exemplo desses dons. E fala-nos: “João 15,12”.

E ainda deixa bem claro que para chegarmos a Deus, Ele, Jesus Cristo, dá-nos a direção: “João 14-6”. E sem Ele vivemos neste mundo a deriva e bem distantes da felicidade e a paz.

“Falta de amor” (sem Deus), “infiéis” (sem fé), o “desespero” toma conta de nós e de nossa vida. Por isso, Jesus nos alerta: “Mateus 7, 13-14”.

A fé é o primeiro impulso, a porta estreita que nos leva a descobrir, pelas Palavras de Deus, a direção e o rumo de uma vida nova, feliz e bem sucedida. Veja nas Palavras do próprio Deus: “Josué 1, 8-9”. E ainda os ensinamentos de São Paulo Apóstolo: “Hebreus 11, 1-3”.

Assim, queridos irmãos, o mapa seguro para a nossa vida, nossa viagem neste mundo é Jesus. Creiam! E com Ele aprenderemos a exercer e viver a Caridade.

Assim, também na família pelo sacramento do matrimônio, com “fé” de que poderemos formar uma bela família. Com “esperança” de poder, dia a dia, revelar ao cônjuge o melhor dos nossos sentimentos. Na doação, na amizade e no companheirismo, pouco a pouco, estaremos revelando um ao outro a “caridade”, o amor que acolhe, aquece. Já não é mais um lar, mas também, uma Igreja doméstica onde o amor se fundamenta em Deus.

Ninguém casa amando. O amor é uma conquista que, como vimos acima, precisa de fé e esperança para se tornar caridade. Este tipo de amor é eterno pois, mesmo na ausência de uma dos cônjuges, levado a eternidade, a saudade e as lembranças dos bons momentos, o fazem presente no coração daqueles que ele amou e foi amado.

Vamos viver com fé e esperança!


Partilhado no Encontro de Casais com Cristo, Paróquia São Francisco Xavier.
Vila Missionária, em 27/09/2009, Diocese de Santo Amaro.

Um comentário:

  1. OLÁ FONSECA, TD BEM? EU ME CHAMO MÁRCIA E ESTAVA NO ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO NA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO XAVIER DO DIA 27/09/09.
    ´SO QUERO DIZER QUE VOCÊ É UMA PESSOA ABENÇOADA POR DEUS E QUE A SUA PALESTRA FOI MUITO IMPORTANTE NA MINHA VIDA E DA MINHA FAMÍLIA.
    E ESSE BLOG É IMPORTANTÍSSIMO... QUERIA QUE TODAS AS FAMÍLIAS TIVESSE ACESSO A ELE.
    QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO, E MUITO OBRIGADO MESMO. "A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA"

    ResponderExcluir