terça-feira, 3 de julho de 2012

Perguntas que o povo faz: É verdade que a mulher de Lot virou estátua de sal?




A narração deste episódio está em: “Gênese 19,23-26”. Esse capítulo fala da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra, duas cidades onde era livre a prática da homossexualidade. O episódio citado a essa narrativa, cujo núcleo é a condenação da homossexualidade é a prática abominável aos olhos de Deus: “Levítico 18,22”; e é sancionada com a pena de morte no Antigo Testamento: “Levítico 20,13”.
A região de Sodoma e Gomorra, mais as cidades Adama e Seboim: “Gênese 14,1-24”; e “Deuteronômio 29,22-23”, foram palco de cataclismo, incêndio talvez. A região é betuminosa e tem reservas de gás natural. É a região hoje coberta pelo mar Morto (o mar Morto tem 80 km de comprimento por 15 km de largura no seu ponto máximo. Sua profundidade máxima é de 450 metros. Está há 400 metros abaixo do nível do mar. Sua água é 25% mais salgada do que a dos oceanos. Nesse mar não há peixes ou qualquer tipo de planta aquática ou marinha. Ele é formado pelas águas do rio Jordão. Não tem saída suas águas; há porém intensa evaporação).
A narração de “Gênese 19,23-26”, quer explicar porque desapareceram tais cidades e liga o catolicismo à homossexualidade que aí se praticava.
Na região havia uma rocha de sal em forma humana (semelhante, por exemplo, a algumas das figuras de pedra, arenitos vermelhos, que existem em Vila Velha no Paraná). Uma lenda dizia que aquela rocha era a mulher de Lot que, desobedecendo a ordem de Deus, olhara para trás e fora convertida em estátua de sal, por castigo. O texto o repete; é uma explicação popular para esse capricho da natureza. É claro que a mulher de Lot não virou estátua de sal.
Jesus, faz referência popular a esse fato para expressar a decisão que deve ter aquele que quer segui-lo; não pode ser indeciso como a “mulher de Lot” e ficar olhando para trás: “Lucas 12,32” e “Lucas 9,62”.


Do livro: “Bíblia: Perguntas que o povo faz”, Frei Mauro Strabeli.


Palavra de fé: “Porque é Deus que, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar”. (Filipenses 2,13)


Nenhum comentário:

Postar um comentário