quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cinco virtudes do catequista




Tal qual Jesus Cristo, semelhante caminho, o catequista é chamado a fazer com seus catequizandos, quando lhes ensina a Palavra de Deus, fazendo-os compreender a missão amorosa dentro do horizonte da vida em família e comunidade. Fazemos catequese para formar discípulos de Cristo para a construção de um mundo novo.

Eis as cinco virtudes do catequista:

1. O (a) catequista é uma pessoa que investe tempo na leitura da Palavra de Deus, nos encontros de formação, nas reuniões do grupo de catequese, na participação nos sacramentos e, por conseqüência, na vida de sua comunidade;
2. O (a) catequista vai ganhando empoderamento, ou seja, autoridade para anunciar, porque vai fazendo uma experiência. Não vai falar por ouvir dizer ou por ter aprendido nos livros, mas porque vive, está no dia-a-dia da vida de seu povo e é uma pessoa de fé;
3. O (a) catequista resiliente fez um longo caminho de fé e, vai se convertendo dia-a-dia;
4. Tem maestria no manuseio da Palavra de Deus e, acima de tudo é uma pessoa que interage no processo de fé e vida. Quando abre a boca é como um favo de mel que se abre deixando cair gotas que nutrem a sede da alma;
5. Sabe que não é dono da verdade, mas que traz em si uma centelha do Espírito Santo e, que pela força deste mesmo Espírito partilha de sua amizade profunda e fecunda com Deus.

O catequista que “caminha com Jesus”, pela força do Espírito Santo recebida em seu batismo e confirmado no sacramento do crisma, entende e consegue despertar em seus catequizandos o gosto da Palavra de Deus.


Palavra de fé: “E pelo anúncio do nosso Evangelho vos chamou para tomardes parte da glória de Nosso Senhor Jesus Cristo”. (2 Tessalonicenses 2,14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário