quinta-feira, 12 de julho de 2012

Apneia aumenta o risco de hipertensão, aponta estudo




Uma pesquisa da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, publicada no periódico “Hypertension”, da Associação Americana do Coração, e divulgada no Brasil pela Folha de São Paulo revelou que pessoas com apneia têm maiores riscos de sofrer também de hipertensão e problemas cardíacos.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, a apneia, um distúrbio caracterizado pela suspensão da respiração durante o sono, atinge cerca de um terço da população da cidade de São Paulo, e a ligação do distúrbio com a hipertensão é o problema da reatividade dos vasos, que faz com que eles se fechem mais, aumentando assim os riscos de problemas cardíacos.

“É comum que hipertensos tenham o problema relacionado ao sono, e vice-versa. Mas essa é a primeira vez que um estudo mostra que pessoas com apneia têm as mesmas alterações da reatividade dos vasos presentes em quem é hipertenso”, afirmou o vice- presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Decio Mion, ao jornal Folha de São Paulo.

A pesquisa reuniu pessoas saudáveis que sofrem de apneia severa ou moderada, pacientes hipertensos sem apneia e indivíduos sem nenhum dos dois problemas. O resultado concluiu que os vasos sanguineos dos participantes com apneia e hipertensão fecham-se mais do que os vasos dos indivíduos saudáveis.

Sobre os resultados, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Decio Mion, afirmou à Folha que como passar do tempo, é possível que os vasos fique mais endurecidos, aumentando o risco de problemas cardíacos. “Às vezes os pacientes com apneia negligenciam o problema, mas é importante que saibam que podem ter os mesmos problemas da pressão alta”. Concluiu Mion.


Palavra de fé: “Até quando, ó preguiçoso, dormirás? Quando te levantarás do teu sono?”. (Provérbios 6,9)


Nenhum comentário:

Postar um comentário