segunda-feira, 16 de julho de 2012

Posturas que o Sacerdote pode aplicar na Comunidade de fiéis:




1 - OBSERVADOR ATENTO E DISCRETO: Conhecer com precisão, objetividade a realidade organizacional paroquial para estabelecer diretrizes, deixando claras as regras e suas expectativas a quem delegar responsabilidades.

2 – CONSELHEIRO: EMPÁTICO E LIBERTADOR: Estar emocionalmente aberto para novas relações. Não perder a visão de que a paróquia deve ser antes de tudo uma família, a família de Deus. Acolher novas pessoas com seus carismas e qualificações, abrindo espaço para elas entre os que já lotearam o espaço pastoral da paróquia.

3 – CONFIDENTE: SABER OUVIR E SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO: Compreender as motivações humanas, seus interesses, as diferenças entre as pessoas, a natureza e a complexidades das relações.

4- COMPROMETIDO: EMOTIVO, EQUILIBRADO E FLEXÍVEL: Saber conviver bem com as diferenças individuais e culturais de valores e atitudes a fim de respeitar a pluralidade e diversidade sociais. Muitos dos que assumem uma paróquia encontram uma realidade cristalizada, com histórias antigas e pessoas resistentes ao novo. O pároco necessitará de habilidade para imprimir seu estilo e estabelecer novas e eficientes dinâmicas.

5- PERSPICAZ: ANALÍTICO E SISTÊMICO: Percepção e inteligência na compreensão das múltiplas variáveis e dos processos organizacionais. Precisará definir áreas a serem evangelizadas, definir grupos de evangelização, estabelecer metas e alvos, bem como ter subsídios.

6- ATIVO: PACIENTE E PERSEVERANTE: Saber lidar com as incertezas, para tolerar a ambiguidade e as resistências muito comuns nos processos de mudança, isto é, ser resiliente.

7- EDUCADOR: DESBRAVADOR E APRENDIZ: Estimular, incentivar as pessoas a incorporarem novos conhecimentos, desenvolverem novas atitudes, trabalharem em equipes, revelando seus talentos e democratizando suas conquistas. Descobrir novos lideres comprometendo-os em seu campo especifico de ação.
  
8 – ORGANIZADOR: EFICIENTE E CRIATIVO: Ser criativo para a percepção de oportunidades, combinação inusitada e producente de recursos, elaboração de soluções alternativas para problemas existentes. Saber planejar. Saber trabalhar em equipe. Investir nas pastorais e na infraestrutura da paróquia. Investir em materiais humanos (formação técnica, pastoral, teológica, espiritual dos agentes). Modernizar a paróquia, oferecendo um espaço atraente aos fiéis.

9 - DISCIPLINADO E BOM ADMINISTRADOR DO TEMPO: Cumpridor de rotinas e prazos e uso inteligente de recursos no projeto de consultoria.

10 – MESTRE DO ESPÍRITO: MÍSTICO E ESPIRITUAL: Deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus e beber sempre deste poço para realizar sua missão sempre com novo ardor, com entusiasmo, contagiando os outros, mais do que com palavras com seu testemunho de seguidor primeiro do Mestre Jesus, o Bom Pastor que dá a vida pelo seu rebanho. Ser um apaixonado por Jesus Cristo, pelas Sagradas Escrituras, por Nossa Senhora e pela Igreja. Ter uma consciência plena e profunda – perceptível pelos fiéis – de que o material, a técnica e tudo o que a modernidade oferece deve estar a serviço do transcendente, do espiritual, do invisível: “Colossenses 3,11”.

Cônego Edson Oriolo, Escritos e Conferencista.

Palavra de fé: “Por avareza, procurarão, com discursos fingidos, fazer de vós objeto de negócios; mas seu julgamento há muito está em ação e a sua destruição não tarda”. (2 Pedro 2,3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário