terça-feira, 3 de julho de 2012

Paciência é a ciência da paz




É a virtude de quem suporta calmamente angústias físicas ou mentais, males ou incômodos sem queixumes e revolta. É aprender a suportar injustiças como Jesus suportou: “1 Pedro 2,23”. A paciência é a sabedoria do amor e da caridade, ou melhor, quanto maior é o nosso amor tanto maior é a nossa paciência.
“Por amor de Deus podemos aceitar e suportar muitas coisas onerosas” (Karolina Hoelscher).
A virtude da paciência é silenciosa e humilde, como também deve ser todo o serviço prestado ao próximo e comunidade, simples e sem espalhafato. O maior estímulo para o cristão, para exercitar a paciência, é o exemplo de Cristo. Veja: “Hebreus 12,2-3”.
Na esperança da glória, Jesus sofreu com paciência as dolorosas dores da cruz. Quem olha para o exemplo de Jesus Cristo, no exercício da paciência, torna-se lentamente semelhante a Ele. Leia e medite: “Provérbios 14,2-9”.
É agradável aos olhos de Deus aceitar as dores pacientemente e ofertá-las para o bem do próximo. Leia: “Romanos 12,12”. E ainda: “1 Pedro 2,20”.
Cristo é a paz, compreender e aprender a “ciência da paz” é conhecer plenamente Cristo e a sua missão. Unidos a Cristo nos tornamos participantes da sua paz. Veja: “1 Tessalonicenses 5,13”. Na comunhão de vida com Jesus, amor, alegria e paz são características de uma comunidade verdadeiramente cristã (e família também).
Ter paciência é exercitar a fé e o amor, é a busca da serenidade e equilíbrio emocional e, também, preservar a saúde física e mental.
A paciência é um dos frutos do Espírito Santo, enumerados por São Paulo. Constate: “Gálatas 5,22”.
Exercitando a paciência chegaremos à Sabedoria!

Palavra de fé: “Com toda a humildade e amabilidade, com grandeza da alma, suportando-vos mutuamente com caridade”. (Efésios 4,2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário