terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O acontecimento central da vida de Maria

O Evangelho deste domingo passado (19/12): “Lucas 1,26-38”, traz-nos a narrativa da Anunciação. O encontro do anjo Gabriel com Maria. A mensagem do anjo, o “sim” de Maria é um consentimento ativo e responsável à vontade de Deus.

O diálogo do anjo Gabriel com a Virgem Maria nos mostra três momentos importantes para reflexão: a saudação e a mensagem; o anúncio da maternidade pelo Espírito Santo e a revelação da divina maternidade no anúncio.

A dúvida de Maria: “como isso acontecerá?”. E o anjo Gabriel lhe dá a esclarecedora resposta, o ato mais sublime e mais profundo do grande mistério de Salvação.

José e Maria são os grandes colaboradores do Plano de Deus. Como Maria, na Anunciação, aceitou a mensagem de Deus, também José em sonhos: “Mateus 1,20-21”, aceita com fé o sinal.

Maria nos introduz no mistério de Deus e nos alimenta com a Palavra que é o próprio Deus. Ela nos oferece seu Filho Jesus, a Palavra Eterna e pela Palavra se torna nossa Mãe.

Jesus não é apenas um filho da história humana. Ele é o Filho de Deus. Sua Mãe é humana. Seu pai é divino.

Ele vai nos ensinar o Plano de Deus para que sejamos livres, vivos e felizes como Deus deseja para nós. O nome “Jesus” significa “Deus salva”.

Que de nós, também, um “sim” a um convite de Deus possa ser início de uma grande obra em favor dos nossos irmãos mais necessitados e na proclamação da Palavra.


Palavra de fé: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva”. (Lucas 1,46-48a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário