segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Advento – Preparação para o Natal

Estamos na segunda semana do Advento (que significa vinda, chegada). O Advento é o período de quatro semanas que precedem os festejos do Natal. A expectativa do nascimento de Jesus como esperava os antigos patriarcas e profetas. Jesus é o Messias, o Salvador aquele que seria enviado por Deus para libertar o povo de Israel.

Para a vinda do Filho de Deus entre os homens, Deus escolhe Maria de Nazaré para ser sua mãe. De fato Maria parece ser aquela que contribui de maneira decisiva para a libertação do povo de Deus. Ela interfere positivamente, na nova criação em Cristo mediante o Espírito Santo: “Lucas 1,35”.

Assim, ao mesmo tempo, Maria é mãe, é discípula e modelo de discípulo que acolhe a Palavra e dela brota a Vida para o mundo; “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”.

Jesus é a Palavra viva e decisiva de Deus manifestando o seu amor pelos homens. Para experimentar nossas dores e alegrias, nossas derrotas e vitórias, nossos festejos e nossas solidões. Para nos ensinar a carregar os pesos uns dos outros, a amar e a nos olhar, a nos reconhecer como irmãos uns dos outros.

Para morrer pela nossa salvação, para nos dar a certeza da vitória sobre o mal e a morte, para abrir o caminho para a ressurreição e ficar conosco para sempre pela Eucaristia.

Enfim, Cristo se fez nosso irmão para que nos tornássemos todos filhos de Deus.

Que ao longo do tempo do Advento preparemos, carinhosamente, em nossos corações um belo presépio repleto de amor e ternura para acolhermos o Menino Jesus.


Palavra de fé: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará a luz um filho e o chamará Deus conosco”. (Isaias 7,14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário