sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Vítimas de violência sexual têm direito a atendimento gratuito

“Casa de Saúde da Mulher”, da Unifesp, oferece atendimento diferenciado às mulheres e adolescentes vítimas de violência sexual desde 1998.


A Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, por meio da Unidade “Casa de Saúde da Mulher”, ligada ao Departamento de Obstetrícia e apoiada pela Faculdade de Enfermagem e Pró- Reitoria de Extensão, oferece atendimento diferenciado às mulheres e adolescentes vítimas de violência sexual desde 1998.

O serviço conta com atendimento multiprofissional, composto por profissionais da área de enfermagem, médicos, psicólogos, assistentes sociais e ultrassonografistas, além de oferecer apoio jurídico por meio da Organização Pró-Bono, na qual uma advogada se disponibiliza, gratuitamente, a orientar, acompanhar e facilitar o acesso das pacientes aos encaminhamentos jurídicos eventualmente necessários, caso a paciente assim o desejar.

Denunciar a violência sexual é um direito de opção das mulheres, independente da obrigação que os serviços de saúde têm em oferecer o atendimento às pessoas agredidas.

Segundo o Dr. Osmar Colás, mestre em obstetrícia pela Unifesp e responsável pela “Casa de Saúde da Mulher”, o diferencial do serviço é o fato de respeitar o direito da mulher em querer ou não denunciar a agressão sexual, antes de receber o devido atendimento médico. “Nós entendemos que a saúde da mulher deve ser mais importante do que a denúncia na delegacia já que, por este motivo, muitas mulheres deixam de ser atendidas por acharem que serão obrigadas a fazer a denúncia policial antes ou depois do atendimento”, afirma Colás.

O atendimento multiprofissional é necessário para que se realize a prevenção, não só de uma possível gravidez decorrente da violência, bem como das doenças sexualmente transmitidas como: sífilis, hepatites, AIDS entre outras; das complicações sociais como acesso a medicações, escolas, empresas, etc.; traumas psicológicos resultantes da violência (Transtorno de Estresse Pós- Traumático). Na Casa da Mulher, o atendimento psicológico é diferenciado, já que se alinha com estratégias de psicoterapia breve, com média de 12 sessões. Desta maneira, a instituição oferece um auxílio completo, sem imposições às mulheres, respeitando seus direitos de exercício à cidadania.

Casa de Saúde da Mulher

Os atendimentos de emergência (imediatamente após a agressão sexual) são realizados no Pronto-Socorro do Hospital São Paulo, por equipe treinada neste tipo de violência. Logo após, as vítimas são encaminhadas para a “Casa de Saúde”, para o devido acompanhamento ambulatorial pela equipe especializada multiprofissional.


End.: Rua Borges Lagoa, 418 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Informações e marcação de consultas: tel. (11) 5084 4987
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 17h00


Palavra de fé: “Se procurares a justiça, hás de consegui-la, e dela te revestirás como um manto de festa; habitarás com ela, ela te protegerá para sempre; e, no dia do juízo, nela encontrarás apoio”. (Eclesiástico 27,9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário