terça-feira, 4 de outubro de 2011

Você sabia?

- O culto religioso do “Dia de Finados” teve início no ano de 998. O abade Odilon de Cluny, na Borgonha, estabeleceu que em todos os mosteiros da Ordem de São Bento fosse celebrado o ofício dos mortos.

- Shalom, em hebraico é a palavra usada por Jesus ao referir-se à paz que ele prometeu. Ela significa, ao mesmo tempo, paz interior, alegria e plenitude da vida.

- O Vaticano é o menor país do mundo, com 0,44 quilômetros quadrados.

- A cruz, instrumento de suplício de Jesus, passou a ser símbolo do cristianismo. Antes, era sinal de condenação; depois, sinal de salvação.

- O termo “católico” significa universal. A primeira vez em que foi usado para qualificar a Igreja foi no ano 105 d.C em uma carta de Santo Inácio, então bispo de Antioquia.

- Somente no século XVI, mais precisamente após o Concílio de Trento (1571), a expressão “Igreja Católica” passou a designar exclusivamente a Igreja que tem seu centro no Vaticano.

- O Concílio de Trento aconteceu como reação à Reforma Protestante incitada pelo sacerdote alemão Martim Lutero.

- No catolicismo, um fiel poderá receber sete sacramentos: Batismo, que o torna membro do corpo místico de Cristo; Crisma ou Confirmação; Eucaristia; Penitência ou Confissão; Unção dos Enfermos; Ordem e o Matrimônio.

- Pela Unção dos Enfermos e pela Oração dos presbíteros, toda a Igreja entrega os doentes aos cuidados do Senhor, sofredor e glorioso, para que os alivie e salve.

- O cristianismo firmou-se como uma religião de origem divina. Ser cristão, portanto, seria engajar-se na obra redentora de Cristo, tendo como base a fé em seus ensinamentos.

- Foi no século IV que a data de 25 de dezembro foi estabelecida como data oficial de comemoração do nascimento de Jesus.

- Moisés é considerado pelos judeus um profeta superior a todos os demais, tratando-se ainda de um símbolo de libertação e independência.

- Batiza-se com água porque ela representa a graça de Deus, sem a qual não somos nada. E por ela nos tornamos filhos e filhas de Deus, participantes de sua vida e salvação.

- A palavra “Eucaristia” tem origem no termo grego “Eucaristós”, que significa: “reconhecimento”, “ação de graças”.

- O jejum é uma prática muito comum no meio religioso. Todas as religiões existentes, cristãos ou não usam desta forma de sacrifício para louvar suas divindades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário