segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O desejo da liberdade

Todo ser humano tem no íntimo o desejo de ser livre.Convém observarmos que a verdadeira liberdade vem do nosso interior, da nossa alma. Para isso, precisamos nos libertar de tudo o que nos oprime: o pecado e o distanciamento dos ensinamentos de Cristo. O encontro com Cristo e a aceitação das suas palavras nos tornarão pessoas livres. O pecado escraviza. Eis o que diz: “João 8,3”.


A aceitação da fé em Jesus Cristo é necessária para aceitarmos como Messias, profeta, salvador e libertador, assumindo assim, uma autêntica fé revelada no serviço ao irmão e a evangelização.


Cristo ensina que o melhor uso da liberdade é a caridade, que se realiza no dom e no serviço. Confira: “João 8,31-32”. Com essas palavras, Jesus Cristo nos afirma a necessidade de permanecermos firmes e perseverantes na fé para chegarmos à verdade e ao caminho da liberdade. Mas como podemos chegar e conhecer esse caminho, Senhor? – “João 14,6”.


A adesão a Jesus não deve ser feita apenas com palavras. Ela exige prática, com prioridade no serviço ao próximo, a caridade. A palavra de Jesus é como uma luz que brilha sobre nossos sentimentos egoístas, apontando para nós a “escravidão” de nossas obras e atitudes: omissão. Já, a liberdade espiritual se manifesta nas obras e no serviço de ajuda aos irmãos necessitados. A fé se obras escraviza; com obras santifica e liberta.


Deus tratou indistintamente tanto os antigos pagãos como os judeus convertidos, associando-os à glorificação de Cristo.


Grave estas palavras de São Paulo: “Efésios 2,5”. E creiamos e conservemos a liberdade cristã: “Gálatas 5,1”.


Palavra de fé: “Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade”. (Gálatas 5,13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário