sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Bíblia em família

Experiência pessoal - participei da primeira turma do Projeto Bíblico em Comunidade, em fevereiro de 1999, e concluído em novembro de 2002. Sou de família católica, mas não tinha hábito de ler a Bíblia. Conhecia as histórias bíblicas, porque ouvia de meus pais, na catequese e na missa, mas não tinha nenhuma familiaridade com a Bíblia. Cedo fiz amizade com uma colega evangélica. A amizade cresceu, amadureceu num grande respeito pela tradição religiosa de cada uma. Freqüentava sua casa e ficava encantada de ver sua família reunida em oração às refeições. Nasceu em mim o desejo de constituir uma família assim, unida na oração e sedimentada na Palavra de Deus.

Caseio-me e, gradualmente, comecei a participar da oração em família. No início, meu marido e eu rezávamos em silêncio às refeições. Pouco a pouco, superando a estranheza de familiares e amigos, introduzimos a oração em voz alta, tanto nas refeições como em datas significativas, como Natal, Páscoa, aniversários, acompanhada, também, da leitura de um texto bíblico adequado ao momento. Passamos a perceber que essa prática foi criando aos poucos um clima gostoso de partilha entre nós. Mas eu não em dava por satisfeita. Achava que deveria crescer mais na familiaridade com a Bíblia.

Apareceu a oportunidade de fazer um curso sobre o Evangelho de Marcos, meu desejo cresceu. Até que um dia, o pároco anunciou que a Paróquia tinha recebido uma vaga, para alguém que quisesse fazer um curso bíblico de quatro anos no SAB, Paulinas. Disputei essa vaga e consegui. Depois, fiquei sabendo que este curso me levaria a trabalhar nas comunidades e Paróquias como multiplicadora da Palavra. E agora, como convencer o meu marido que vou ficar fora de casa, um sábado e um domingo por mês? E dizer a ele que terei que me dedicar a essa missão! Como conciliar casa, marido, filhos, família, convívio social e minha profissão médica? Não foi fácil, mas enfim consegui realizar o meu desejo.

Enfrentei dificuldades, por causa dos apelos que nasciam dentro e fora de casa, mas fui vencendo barreiras, dificuldades, superando etapas e consegui chegar ao final do curso com um saldo muito positivo. Além de fazer amigos e amigas da Palavra, conheci em maior profundidade a Bíblia. Criei maior intimidade e familiaridade com Deus, por meio da sua Palavra. Ela é hoje minha parceira inseparável nas horas difíceis e alegres. Ela me ilumina e me orienta no dia-a-dia. A Bíblia tornou-me sua discípula missionária nas comunidades e Paróquias, por onde vou dando os cursos de formação bíblica. Hoje atuo com outras colegas, que fizeram o mesmo estudo bíblico, nas Paróquias Nossa Senhora Rainha, no Belvedere, e Santa Clara, no Buritis, ambas em Belo Horizonte.

A Bíblia em minha família – mesmo que essa experiência me deixasse feliz, tinha ainda um desejo: que meu marido, meus filhos e minha família também conhecessem mais de perto a Bíblia, provassem a felicidade que eu e as pessoas com as quais estudo a Bíblia sentem. Ficava me questionando: por que eu não consigo contagiá-los? Criei coragem e fiz verbalmente a proposta de estudo da Bíblia, após a oração na noite de Natal de 2005. Alguns acolheram a proposta, contanto que não fosse obrigatória: outros silenciaram e outros ainda mangaram de mim.

O estudo se iniciou com a leitura orante da Bíblia, e o resultado foi surpreendente! A notícia se espalhou entre os membros da família. As pessoas falavam de suas descobertas e da alegria que sentiam, porque começavam a entender, um pouco mais, as leituras que eram feitas nas missas, bem como a perceber a relação que há entre os fatos vividos pelo povo da Bíblia e os fatos de hoje.

Cresceu o número de participantes dos encontros, principalmente de jovens, e outros se tornaram mais assíduos. Os encontros são quinzenais e ocorrem aos domingos durante a tarde, das 17h30 às 19h30.

Tenho a alegria de perceber que a Palavra de Deus vai fazendo o seu caminho em cada um e cada uma de nós. É como diz o apóstolo Paulo: “1 Cor 3,6-7”. Essa é a nossa missão como cristãos: sermos instrumentos nas mãos de Deus. O curso da Bíblia em Comunidade colocou-me no caminho da Palavra e me capacitou para essa missão.



Palavra de fé: “O que planta ou o que rega são iguais; cada um receberá sua recompensa, segundo o seu trabalho”. (1 Corintios 3,8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário