segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Você sabia?

- Em 1905, o Papa Urbano II convoca uma cruzada para reconquistar os lugares sagrados. Nesse mesmo ano, os cruzados (expedição de cristãos do Ocidente) conquistam Jerusalém.


- Em 1215, a religião muçulmana chega ao sudeste asiático e à África.


- Os judeus são expulsos da Inglaterra em 1290.


- A Bíblia é impressa por volta de 1455 por Gutenberg, na Alemanha.


- O termo “cruzadas” surgiu em virtude de seus adeptos (os chamados seguidores de Cristo) serem identificados pelo símbolo da cruz bordada em suas vestes.


- Em 1517 tem início a Reforma religiosa na Alemanha.


- Em 1534 é fundada a Ordem dos Jesuítas.


- Em 1545, tem início o Concílio de Trento.


- Em 1759, acontece a expulsão dos Jesuítas do Brasil.


- A história da Arca de Noé, que está no Gênesis, é simbólica e refere-se aos pecados do homem. Sua mensagem, para os católicos, é muito clara: aquele que construir sua vida seguindo as regras de Deus sempre sobreviverá às tempestades. Quem não o ouvir, morrerá afogado em seus próprios erros.


- O termo “religião” vem do latim “religare”, implica a crença em forças consideradas sobrenaturais, criadoras do universo.


- No islamismo, Ale (Deus) criou o mundo, todos os mortos voltarão à vida no último dia. As pessoas serão julgadas e uma nova vida começará depois da avaliação divina. Acreditar no julgamento final é uma forma de o fel muçulmano se responsabilizar por suas atitudes.


- Os evangélicos, assim como os católicos, acreditam no julgamento, na condenação (céu e inferno) e na eternidade da alma. A única diferença é que o morto, para os evangélicos, faz uma grande viagem e a ressurreição só acontecerá quando Jesus voltar à Terra.


- O Judaísmo tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, garantindo-lhes a terra prometida.


- Para os “kardecistas”, a morte é uma passagem para a outra vida. A alma, quando se separa do corpo, parte para o universo espiritual para poder se aperfeiçoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário