segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Perguntas que o povo faz: Onde era o paraíso?

O paraíso bíblico, como lugar geográfico, jardim de flores, com muita água, plantas frutíferas e brisa suave, nunca existiu e nem existe. O paraíso descrito na Bíblia não é um lugar, mas é o estado de justiça, de paz, fraternidade, de felicidade em que o homem deveria viver. Esse paraíso como estado de justiça, paz, fraternidade não foi destruído, pois é o projeto de Deus para o homem. A narração sobre o paraíso na Bíblia é apenas um modo de escrever. É descrição de estado de felicidade, segundo modelo oriental. Para o autor bíblico, a descrição tem a finalidade de mostrar contraste da realidade em que ele vive. O projeto de Deus não era nada daquilo que os homens do seu tempo viviam, mas era exatamente o contrário; daí a intenção do autor em mostrar com seu escrito que todo o homem deve lutar para reconstruir o paraíso querido por Deus.

O paraíso, então, existirá quando o homem conseguir eliminar as estruturas geradoras do mal, do pecado e da injustiça. É o homem quem constrói ou destrói o paraíso. A luta de cada um contra o mal é já o início da construção do paraíso desejado por Deus.

Na construção desse estado de felicidade, o homem defrontar-se-á sempre com enormes dificuldades. A Bíblia exprime essa idéia dizendo que havia querubins (anjos) com espadas flamejantes, guardando o paraíso: “Gênese 3,23-24”. A reconstrução do paraíso será possível só depois de superados todos os obstáculos e com a ajuda misericordiosa de Deus. Sem isso é impossível, comprove: “Gênese 3,22”. O paraíso existe como possibilidade de realizar o projeto de Deus, plano de Deus. Plano de felicidade e de vida para o homem. Para isso é preciso que o homem volte a observar a lei de Deus, que agora é a lei de Cristo e assim possa viver para sempre.


Paraíso: significa jardim ou parque. Emprega-se para indicar onde viviam Adão e Eva antes do pecado. Lugar de perfeita felicidade e que deu ensejo para designar o “céu”, onde os justos gozarão a eterna felicidade após a morte: “Lucas 23,43”, “2 Coríntios 12,4”, “Apocalipse 2,7”.


Palavra de fé: “Entretanto, aquele que perseverar até o fim será salvo”. (Mateus 24,13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário