quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ritual da Ceia Eucarística

Para entender cada parte do ritual em nossos dias, precisamos conhecer seus traços fundamentais de onde se originaram todas as partes da missa em nossos dias. Um ritual que foi ficando complexo e, por que não dizer, por vezes bem complicado e fixista. Mas que nunca perdeu sua beleza e sua simplicidade, mesmo que tenhamos que admitir, por vezes incrementou de noções secundárias, como fixismos, devoções e até algumas superstições. As partes da missa são identificáveis em nosso ritual atual, como é perceptível nos primeiros rituais eucarísticos nos Atos dos Apóstolos. É o mesmo ritual, substancialmente, da ceia de Jesus com seus amigos.


Primeiros rituais dos apóstolos

Os textos dos Atos dos Apóstolos nos trazem alguns testemunhos da ceia eucarística celebrada pelas primeiríssimas comunidades. Não nos apresentam com muitos detalhes, mas podemos notar alguns elementos fundamentais que merecem grande apreciação, pois é a tradição primordial. A tradição dos apóstolos mostra como os primeiros discípulos celebravam a eucaristia, seguindo o mandato do Senhor: “Fazei isso em memória de mim”.

As ceias celebradas em Trôade (cf. At 20), em Jerusalém (cf. At 2), e em outras comunidades mostram que a ceia tinha duas partes bem definidas no seu ritual: a palavra e a partilha do pão.


Rituais das primeiras comunidades

As primeiras comunidades celebram a ceia eucarística, recordando o Senhor, através da repetição do ritual da última ceia. Podemos imaginar que os discípulos pregavam durante o dia e todos os dias. Em momentos importantes, colocavam em comum os bens partilhados, como uma verdadeira família. Assim como os mendicantes, pregavam, serviam o povo e recebiam donativos e no final do dia oi no “primeiro dia da semana” ceiavam juntos. Tinham sempre muitos alimentos e mesmo outras bebidas. No entanto, o pão e o vinho eram os alimentos referenciais para recordar a ceia do Senhor.

Desde os primórdios, a ceia com o vinho e o pão sempre foi o ritual de reconhecimento da presença espiritual do Senhor no seio da comunidade.

Alguns testemunhos das primeiras comunidades pós-bíblicas nos recordam a ceia, como por exemplo, a didaqué, que é um breve manual de instrução do final do primeiro século, bem como os padres apostólicos que nos contam como as suas comunidades celebravam a ceia do Senhor. As instruções e ensinamentos serviam para que o povo pudesse participar mais harmoniosamente da ceia e houvesse entre os vários grupos certa unanimidade.



Palavra de fé: “Porque somos membros do seu corpo”. (Efésios 5,30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário