quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Espiritualidade do Cristão





A espiritualidade de leigos e leigas é, antes de tudo, o “caminhas com Jesus” nas estradas da vida, no vigor do Espírito Santo rumo ao Pai, construindo o seu reino, o paraíso. Os discípulos e as discípulas de hoje são como os discípulos de Emaús: pessoas que caminham desalentadas, mas que ao encontrarem um desconhecido que as acompanha, faz arder-lhes o coração enquanto lhes fala da Palavra de Deus e da missão de Jesus Cristo, pedindo que permaneça com eles; finalmente o reconhecem no gesto de partir o pão: “Lucas 24,29-33”, leia e medite. Depois deste reconhecimento, voltam para anunciar aos outros: “Aquele que morreu ressuscitou... está vivo!”.

Hoje, como naquele tempo, as pessoas que se sentem chamadas ao seguimento de Jesus, entram na caminhada para experimentar sua presença e permanecer unidas a Ele, aos seis ensinamentos e ao seu amor: “João 15,1-15”, este é um verdadeiro poema de amor por nós. Daí, partir determinado para anunciá-lo ao mundo. O Espírito Santo ensina-nos como segui-lo e desperte em nós uma espiritualidade mais integrada em todas as dimensões humanas: união comunitária, afetividade, emoção, racionalidade, criatividade e sociabilidade.

Os discípulos de Emaús caminharam com Jesus, experimentaram sua presença, aprenderam o sentido da cruz e regressaram à comunidade animados e encorajados. Encontro com Jesus é a experiência do mistério que nos envolve e aquece os corações, que seduz e encanta as pessoas, proporcionando um novo sentido às nossas vidas. O amor e o encantamento por Jesus leva-nos a viver a compaixão, a solidariedade e a fazer partilha fraterna entre os irmãos.

Entre os elementos da espiritualidade que todo cristão deve assumir destaca-se a oração, que lhe permitirá reconhecer a Deus em cada instante e em todas as coisas; de contemplá-lo em cada pessoa, de procurar cumprir a sua vontade.

A espiritualidade não afasta da vida cotidiana. Leigos e leigas devem buscar a santidade dentro de suas próprias condições de vida. É o que ensina o Concílio Vaticano II: “Todos os fiéis santificar-se-ão dia a dia, sempre mais, nas diversas condições de sua vida, nas suas ocupações e circunstâncias, e precisamente através de todas essas coisas, desde que as recebam com fé das mãos do Pai celeste, e cooperem com a vontade divina, manifestando a todos, no próprio serviço temporal, a caridade com que Deus amou o mundo”.

A convivência familiar e o primeiro espaço para viver essa espiritualidade, numa atitude de abertura ao Pai e aos irmãos. A experiência da família nesta espiritualidade será diferente e possibilitará um diálogo e participação de todos os membros, criando um clima mais amoroso e afetuoso.

A espiritualidade no seguimento de Jesus, vivificada gestos concretos de caridade e fidelidade, impressiona e inspira a vida e a prática de muitos cristãos e cristãs.



Palavra de fé: “Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador”. (Lucas 1,47)

Nenhum comentário:

Postar um comentário