segunda-feira, 13 de agosto de 2012

DIA DO PADRE




O Senhor nos trata com a fina flor do trigo, e nos sacia com o mel da rocha!
Desde aquele dia em que Jesus passou à beira do mar da Galileia e chamou aqueles homens simples, e até rudes, para segui-lo (Mc 1,16-20), nasceu entre nós uma riqueza inestimável.

Ao ressoar a voz de Cristo largaram tudo e o seguiram, para que este movimento de amor e de entrega amorosa jamais cessasse no mundo. O chamado foi nobre e o seguimento não teve rodeios: foi imediato. Este chamado vai chegar ao seu ponto mais alto quando, naquela quinta-feira da Páscoa do Senhor, Ele insistiu o sacerdócio ministerial.

A missão apostólica dos primeiros discípulos estende-se até nós hoje, e irá continuar, pois ela é de instituição divida. O Senhor chama quem Ele quer e os prepara, em sua divina providência, para tão alta missão. O que orienta essa missão é o "vinde comigo". Jesus tem um trato pessoal com os primeiros apóstolos. E trata a cada sacerdote com o mesmo olhar misericordioso: "Jesus olhou para ele com amor' (Mc 10,21). Jesus realiza plenamente o que Ezequiel, profeta, nos diz com tanta grandeza: "Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas num dia de nuvens lugares em que forem dispersadas num dia de nuvens e escuridão" (Ez 34,12). Esse é o cuidado de Deus. Ele cuida de seu povo. Por isso, o sacerdócio não é fruto de um desejo humano, mas de Deus. Quem acolhe o chamado do Senhor se dispõe a servi-lo nos irmãos e irmãs. Carregado de suas limitações e fraquezas como ser humano, ele está aí assumindo esse chamado. Não esta brincando de trabalhar pelo Reino, mas entregando sua vida. Poderia, certamente, ter assumido tantas outras coisas na sociedade, mas não, preferiu ouvir o chamado do Senhor.

Por isso, ser sacerdote é estar disposto a dar a vida como o próprio Cristo. Em nosso mundo individualista, da busca incessante do ter, do possuir, da ganância há os que não entendem o sentido da oferta da própria vida. E por isso confundem a opção de vida com profissão, como qualquer outra.

No sacerdócio está presente o mistério de amor do Deus que por amor chama, e a resposta de amor de quem é chamado.

O mistério está em descobrir o segredo amoroso de Jesus: "Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi" (Jo 15,16), e assim tornam-se trabalhadores da vinha que é o Reino de Deus.

Dê sua palavra e sua prece de apoio ao sacerdote que está perto de você ou que você conhece. É fácil dizer o que o outro não fez, mas é difícil fazer o que o outro faz! Como cristãos somos todos responsáveis por esta herança inestimável de nossa fé.


Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R


Palavra de fé: “Enraizados e edificados Nele (Jesus Cristo), inabaláveis na fé em que fostes instruídos, com o coração a transbordar de gratidão!” (Colossenses 2,7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário