terça-feira, 7 de agosto de 2012

Catequese e Evangelização: Desejo de Deus





1. Desejo de infinito. Criado à imagem e semelhança de Deus, o ser humano, mesmo depois da rebelião contra seu criador (pecado original), mantém em si esta riqueza ímpar da marca de Deus. E é por isso que ele tem, de modo inato, o desejo da felicidade total, do amor pleno, a fome e sede do infinito. É, aliás, esta força descomunal que há nele, que o leva, dia após dia, à ferrenha luta para sobreviver, superar todos os obstáculos e correr atrás de amostras de amor, de felicidade e, mais que isso, correr atrás da imortalidade. No mais profundo de seu ser existe, portanto, a fome e sede de Deus, o único a satisfazer-lhe plenamente todos os desejos.


2. Fome e sede de Deus. No Antigo Testamento, uma oração do Salmista expressa, de modo admirável, esta fome e sede de Deus, inscrita na profundeza do coração: “Salmo 41,2”. E acrescenta: “Salmo 41,3”.


3. Ama a Deus. A Sagrada escritura revela que o próprio Deus que, por puro amor e gratuidade, criou o homem e a mulher, deseja a amizade e o amor dos humanos. O famoso “Shemá Israel”, é uma descrição impressionante de como Deus quer cada pessoa amando-O em plenitude: “Deuteronômio 6,4-9”. E Deus recomenda uma série de atitudes para ajudar a pessoa a se prender existencialmente a este amor pleno a ele próprio, o Deus-amor. Jesus, o Filho de Deus, confirma, por sua vida, ensinamentos e gestos este mandamento e enriquece-o com o Mandamento Novo: “João 13,34-35”, que São João vai colocar como fundamental para amar a Deus: “1 João 4,20-21”.


4. A espiritualidade do Amor. Espiritualidade é viver, sob a moção do Espírito Santo, ao máximo possível o amor a Deus, sobre todas as coisas, e ao próximo como Jesus nos amou. Nesta espiritualidade estão inseparavelmente a fé, a esperança e a caridade. O amor é, afinal, o motor, a força propulsora de nossa vida de discípulos missionários de Jesus Cristo. E não há amor sem o desejo e nada de grande conseguimos fazer sem o desejo e o amor. Aqui está a raiz da santidade, isto é, viver em Deus e para Deus, para fazer sua santa vontade. E não há como ser santo sem desejar ser santo. É, enfim, os desejos da alma, a fome e sede de Deus e a vontade de fazer Sua santa vontade que mais nos aproximam d´Ele e nos impulsionam sempre mais para Ele, para a comunidade, para o serviço ao próximo, especialmente os pobres, à luta pela fraternidade, pela solidariedade, pela justiça e pela paz. Quem ama, nasceu de Deus e é de Deus!


Irmão Nery fsc, da Comunidade La Salle.


Palavra de fé: “Vós filhinhos, sois de Deus, e os vencestes, porque o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo”. (1 João 4,4)



Nenhum comentário:

Postar um comentário