segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Por que nós, católicos, batizamos crianças?



Meu tio que é evangélico me fez esta pergunta e eu respondi da seguinte maneira: “Acho que é um bonito costume esperar uma pessoa amadurecer e, só depois de madura, levá-lo a comprometer-se com Jesus, como fazem vocês. Mas também não acho errado, e até vejo como sinal de uma grande confiança de Deus, o costume que temos de batizar uma criança, introduzindo-a desde pequena na Igreja”.

Esses dias um casal de nossa Comunidade tocou neste assunto. Eles também achavam que não se deviam batizar crianças. Gostei da resposta do Padre. Disse ele:

“Primeiro – Jesus foi circuncidado quando criança e imagino que só não foi batizado porque no seu tempo de criança não havia batismo; apenas circuncisão. Segundo – apontar o fato de que Jesus se batizou adulto não é válido, pois foi só no seu tempo de adulto que se começou a administrar o batismo, primeiro através de João e depois através dos discípulos do próprio Jesus. Terceiro – temos um sacramento chamado confirmação. Ora, na idade da opção, o jovem ou adulto pode servir-se dessa opção. A Igreja, portanto, dá ao cristão a oportunidade de aprofundar ou renovar os sacramentos que recebeu na infância”.

Para mim faz sentido e acho que é válido continuar batizando crianças. Além disso, trata-se de um costume histórico que tem sua razão de ser. Não vejo razão para privar nossas crianças deste sacramento fundamental para a Igreja. Se Jesus foi apresentado ao templo e circuncidado quando criança, por que negar a nossas crianças o Batismo? Além disso, Jesus nunca disse que os apóstolos batizaram só adultos. Não está em nenhum lugar da Bíblia que ele tenha dito tal coisa. Acho que aquele que disse: “Deixai vir a mim as criancinhas”, não iria objetar este costume. Ou iria?


Pe Zezinho, SCJ, do livro: Rebeldes e Inquietos.


Palavra de fé: “Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova”. (Romanos 6,4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário