segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Misericórdia




O que nos ensina o dicionário sobre “misericórdia”:
- pena (dó) causada pela miséria (infelicidade) alheia;
- comiseração (compaixão);
- graça ou perdão;
- apelo de quem pede compaixão ou socorro.

E misericordioso?
- que usa de misericórdia;
- compassivo, piedoso;
- aquele que tem misericórdia.

O que aprendemos na Bíblia: Manifestação do amor de Deus em geral, mas especialmente quando leva em consideração a fraqueza humana. Os santos da antiguidade, muitas vezes a proclamaram. Leiam: “Neemias 9,17”; e também: “Sabedoria 15,1”. A história de Israel é a prova da misericórdia de Deus, grave em sua mente: “Neemias 9,27-31”. A encarnação, a redenção e a vocação de todos os povos à glória eterna são suas maiores manifestações, confira: “Efésios 2,4”; “Romanos 11,30-32”; “1 Pedro 1,3”. A misericórdia de Deus é infinita, vejam em: “Eclesiástico 2,23” e, ainda: “Eclesiástico 18,12-13”. O bom e o pecador são objetos da misericórdia de Deus, eis: “Lucas 1,50”. Jesus era a personificação da misericórdia em especial com os abandonados e arrependidos: “Mateus 9,36”; “Lucas 4,18-19”; ainda “Lucas 4,40”. Vejam também nas belas parábolas: “A ovelha perdida”, “O filho pródigo” e a “Bom Samaritano”, respectivamente: “Lucas 15,1-7”; “Lucas 15,11-32” e “Lucas 10,25-37”, Para os verdadeiros filhos de Deus, a misericórdia é um dever, assim nos fala o profeta: “Miquéias 6,8” e conclui São Paulo: “Efésios 4,32”. O amor de Deus não pode estar num coração sem misericórdia: “1 João 3,17”. As obras da misericórdia chamam as bênçãos de Deus, atentem: “Isaias 58,7-11”; mais “Mateus 5,7”. Deus, que tudo pode, é também aquele que ama e que perdoa.


Palavra de fé: “O Senhor é bom para com todos, e sua misericórdia se estende a todas as suas obras”. (Salmo 144/145,9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário