quarta-feira, 11 de abril de 2012

Osteoartrose




A Osteoartrose é uma doença degenerativa das articulações, sendo a principal entre as doenças reumatológicas, popularmente chamadas de “Reumatismos” e a mais comum entre indivíduos de meia idade e idosos, chegando a atingir 50% das pessoas com mais de 50 anos e 80% acima dos 75 anos. Essa doença caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem articular, provocando alterações ósseas, conhecidas popularmente como “bicos de papagaio”.

É mais comum no sexo feminino e as articulações mais comumente comprometidas são as das mãos, coluna vertebral, quadris e joelhos. Os sintomas começam com dor e limitação dos movimentos nos locais acometidos e aos poucos começam a aparecer inchaço e deformidades que preocupam muito os pacientes e seus familiares.

O tratamento envolve além do uso de medicamentos, a prática de atividades físicas para fortalecimento da musculatura próxima às articulações, aliviando assim a rigidez e a dor articular. Manter a atividade funcional de uma articulação praticando exercícios físicos é fundamental para a saúde, pois a inatividade excessiva é extremamente prejudicial. Antes de desenvolver qualquer tipo de atividade física é preciso que a pessoa – em especial aquelas com histórico familiar de osteoartrose – receba uma avaliação da condição de saúde de suas articulações.

Indivíduos que apresentam fraqueza muscular, anormalidades neurológicas ou algum tipo de deformidade nas articulações devem evitar exercícios excessivos que sobrecarreguem os membros, prevenindo assim o desenvolvimento ou avanço da doença. Exercícios de baixo impacto como natação e hidroginástica geralmente são os mais recomendados aos pacientes.

No caso da osteoartrose de joelho, o fortalecimento da musculatura anterior da coxa é essencial. Os exercícios que favorecem a postura também são bem-vindos. De qualquer forma, o acompanhamento médico e a execução correta dos movimentos durante os exercícios são fundamentais.

Deve-se também promover a redução de peso, o que melhora muito a dor e a limitação dos movimentos principalmente nas artroses de coluna vertebral, quadris e joelhos. A simples redução de 5% do peso diminui em mais ou menos 50% a chance de se desenvolver artrose sintomática de joelhos.

A Fisioterapia também é muito importante, tanto no alívio direto da dor, com o uso de aplicações de calor e frio nos locais (o calor aumenta o limiar da dor e produz relaxamento muscular e o frio diminui o edema e o espasmo muscular), como para melhorar a funcionalidade, diminuir a incapacidade e proteger as articulações.


Dr. Milton Crenitte, médico formado pela UMC com atualização e, Geriatria pelo Hospital das Clínicas da FMUSP.


Palavra de fé: “Mais vale um pobre sadio e vigoroso, que um rico enfraquecido e atacado de doenças”. (Eclesiástico 30,14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário