terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Jesus nunca escreveu um livro

A primeira vez que ouvi isto fiquei escandalizado. Pensava que Jesus tinha escrito alguma coisa. Fiquei, então, achando que isso poderia complicar um pouco a minha crença nos Evangelhos; mas, graças a Deus, percebi que estava enganado. Não é importante que Jesus tivesse escrito e sim que tenha ensinado.

No começo, Jesus e os discípulos ensinavam falando. Mais tarde, os discípulos acharam melhor deixar por escrito o que Ele ensinou, porque havia gente passando o recado de maneira errada.

Depois de morrerem haveria muita confusão quanto à verdade dos fatos. Então, Lucas escreveu o Evangelho pregado por Paulo. Marcos escreveu o Evangelho pregado por Pedro. Mateus escreveu o Evangelho por ele mesmo pregado, porque Mateus era Apóstolo e discípulo de Jesus, que escreveu por fim o seu próprio testemunho do que havia visto e ouvido.

Hoje, temos quatro livros que relatam o que Jesus ensinou mais vinte e uma epístolas, isto é, cartas que transmitem em boa parte os ensinamentos dos Apóstolos. Mesmo que Jesus não tenha escrito os Evangelhos, eu acredito neles, porque foram inspirados por Ele e escritos por gente que merece respeito e crédito. A gente crê tanto em jornal, noticiário de imprensa e de televisão e nos jornalistas, que às vezes mentem e deturpam os fatos. Por que então não crer no Apóstolo que morreu pela verdade que ensinava?

Há pessoas que acreditam em qualquer coisa que dizem os jornais e as revistas, mas duvidam dos Evangelhos. Não posso crer que essas pessoas estejam bem intencionadas! Eu, por minha parte, creio nos Evangelhos, mesmo que Jesus não os tenha escrito pessoalmente. É o conteúdo delas que conta!

Ultimamente tenho lido, sempre que posso ao menos um capítulo por dia e o comento lá em casa com minha mulher e meus filhos, e sinto o bem que isso me faz. Aconselho esta prática a qualquer um dos meus amigos. Os Evangelhos de fato melhoram a vida da gente.



Palavra de fé: “Asseguro-vos, irmãos, que o Evangelho pregado por mim não tenha nada de humano. Não o recebi nem o aprendi de homem algum, mas mediante uma revelação de Jesus Cristo”. (Gálatas 1, 11-12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário