quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Adolescência antecipada: Geração Tween

Os tweens são crianças que começaram a ir para a escola com menos de dois anos de idade. São muito independentes para a idade e querem consumir produtos copiando os adolescentes. Os pais não limitam os seus desejos de consumo.

Há trinta e sete anos trabalho com adolescentes. Quando me perguntavam até que idade eu atendia, eu brincava respondendo: “Adolescentes de qualquer idade!”, e as pessoas sorriam. Hoje, dou a mesma resposta e logo vem um pensamento comum: “É mesmo, existem adultos que são adolescentes” ou “É mesmo, existem crianças metidas a adolescentezinhos”.

Essas expansões para menos idade, os tweens, e para mais idade, a geração carona, são novidades psicológicas, familiares e sociais que a média dos pais nunca viu e nem tinha idéia que assim aconteceria.

O termo “tween”, na linguagem cifrada da informática, vem do corte da palavra inglesa “between”, e significa uma etapa entre a infância e a adolescência. Em nada altera o desenvolvimento biológico, pois são crianças crescidas de oito a doze anos, que na sua grande maioria ainda nem entrou na puberdade.

Funcionando como pequeninos adolescentes, os tweens são inteligentes, gostam de desafios, conversam “como gente grande”, acham outras crianças muito chatas, já forma dentro do que podem pequenos grupos de semelhantes, com quem se comunicam intensamente via internet e celular, super especialistas que são em teclados. Argumentam com boa propriedade com os seus pais, que se descuidarem um pouco acabam sendo dominados por eles.

Nem sempre a convivência com os tweens é tranqüila, principalmente quando estão atacados pelo desejo por objeto de consumo. É preciso que os pais aprendam a negociar com eles, caso contrário, não há consumo que chegue ou dinheiro que agüente.

Há situações com as quais os pais podem arcar com o consumismo, mas em termos de comportamentos é preciso muito cuidado, pois o corpo pode não estar ainda preparado para os programas que o tween quer fazer.

Fica difícil para os pais, sem tanta folga financeira e não consumistas, satisfazerem os seus filhos que vivem em companhia daquele tweens que acabam tendo tudo o que querem, pois seus pais consumistas fazem questão de dar-lhes tudo o que vêem.

É comum outras crianças quererem ter o que os tweens têm. Mas se os pais negociarem bem os desejos dos filhos com suas reais possibilidades, esses terão os desejos dos filhos com seus reais possibilidades. Esses filhos terão uma boa educação administrativa e financeira, que vai ajudar toda a família.



Palavra de fé: “Meu filho, não te esqueças de meu ensinamento e guarda meus preceitos em teu coração”. (Provérbios 3,1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário