segunda-feira, 25 de abril de 2011

Missa X Missão

Missa

Cerimônia eucarística com que a Igreja Católica comemora o sacrifício de Jesus Cristo. Como nos diz São João (1 João 3,11): “Pois esta é a mensagem que tendes ouvido desde o princípio: que vos amemos uns aos outros”. Ou seja, o sacrifício de Jesus foi por amor à humanidade. A missa é estímulo para o exercício do amor e depois dar provas desse amor como cristãos que atuam por Cristo e com Cristo servindo a Comunidade... aprendendo e ensinando.

O nosso amor para com Deus (linha vertical) deve ser vivido concretamente, sobretudo na amizade e no amor fraterno (linha horizontal). Deve passar da “missa” para a “missão” como prova de fraternidade, que não acontece por acaso, mas deve ser criada em nós com fé e razão. O amor necessita ser exercitado para tornar-se visível.

Missão

Encargo, incumbência, delegação divina conferida num intuito religioso, dar testemunho, pregação da Palavra de Deus e a missão de Jesus Cristo.

É, portanto, uma ordem divina levar o Evangelho a todos os homens: “Marcos 16,15”, leia, medite e grave em seu coração. São palavras de Jesus Cristo.

A missão evangelizadora é de todo povo de Deus. Toda a Igreja é missionária e os presbíteros (os padres) como cooperadores dos bispos, tem como primeira tarefa anunciar o Evangelho de Deus a todos na Comunidade e solidarizar-se com as Igrejas domésticas (as famílias) com visitas pastorais. Como os padres faziam antigamente.

Enfim, precisamos mais “missionar” e não simplesmente “missar”.

O dicionário explica a diferença:

Missionar: fazer, participar de missões, pregar a fé, catequizar.

Missar: ouvir a missa (sem uma ação de resposta efetiva).

Na missa devemos extrair ensinamentos para crescimento da fé e caminhar com Jesus em missão.

Concluindo: o sentido imediato da súplica de Jesus é que todos os cristãos sejam unidos entre si, em espírito de verdadeiro amor fraterno e na unidade da fé na missão de Jesus. Eis a súplica de Jesus: “João 17,21”.

Amém!


Palavra de fé: “Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste antes da criação do mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário