segunda-feira, 4 de abril de 2011

Alcoolismo: entre as mulheres é pior

Homens e mulheres metabolizam o álcool de forma distinta. O organismo feminino não consegue processar a bebida tão eficientemente quanto o masculino. As doenças decorrentes do alcoolismo matam proporcionalmente duas vezes mais mulheres do que homens alcoólatras. Entre elas, os estragos à saúde provocados pelo vício da bebida costumam aparecer dez anos antes do que entre eles.

Distúrbios cardiovasculares
O cálcio é um potente vasoconstritor. O álcool potencializa a ação do mineral na parede das artérias, o que facilita a hipertensão, um dos principais fatores de risco para infartos e derrames.
Mulheres X Homens
Como os vasos sanguíneos das mulheres são naturalmente mais estreitos do que os dos homens, o risco de hipertensão e insuficiência cardíaca chega a ser 40% maior entre elas.



Doenças hepáticas
O fígado é, por excelência, o órgão de processamento do álcool e, portanto, o mais prejudicado pelo consumo excessivo de bebida. O vício leva ao acúmulo de gordura no fígado, o que pode desencadear um quadro de hepatite ou cirrose. O fígado só metaboliza uma dose de álcool por hora – o excesso é desejado na corrente sanguínea, intoxicando outros órgãos.
Mulheres X Homens
Para os mesmos níveis de ingestão de álcool, o risco de cirrose é 3 vezes maior no sexo feminino do que no masculino.



Câncer
O hábito da bebida pode levar a um quadro de inflamação celular crônica, facilitando o crescimento desordenado das células. A bebida está associada sobretudo aos cânceres de fígado, estômago, intestino, esôfago, pâncreas e mama.
Mulheres X Homens
Como as mulheres retêm quantidades elevadas de álcool no sangue, o câncer, entre elas, costuma aparecer 5 anos antes do que entre as mulheres.


Osteoporose
Mediante a exposição constante e exagerada ao álcool, as células formadoras de ossos perdem o vigor. O esqueleto se enfraquece.
Mulheres X Homens
Mulheres com menos de 60 anos que tomam de duas a seis doses diárias de álcool tem risco 30% maior de fratura de colo de fêmur.





Palavra de fé: “Restaurai-nos, ó Deus dos exércitos; mostrai-nos serena a vossa face e seremos salvos”. (Salmo 79,8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário