segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Saiba sobre:




Pedra Angular: grande pedra que desempenhava importante papel na construção antiga, assim chamada por ficar nos ângulos. O “Salmo 117/118,22”, descreve Israel como a pedra rejeitada pelos construtores de impérios, mas que, depois, tornar-se-ia a pedra fundamental. Nisto, Israel era um tipo de Cristo que se apresentou como a pedra rejeitada pelos construtores, mas depois escolhida para pedra angular, veja em “Mateus 21,42”, aplicando a si o salmo citado. São Paulo em “Efésios 2,20” usa a mesma metáfora da pedra angular para apresentar a Cristo, elemento de união entre os fiéis, gentios e judeus, como a pedra angular que une duas paredes do mesmo edifício.

Primícias: o primeiro fruto de qualquer produção. Os israelitas deviam oferecer a Deus as primícias do grão, vinho, óleo, frutas, lã, mel e outras espécies de produtos. Confiram em: “Deuteronômio 12,4”, em memória do supremo domínio de Deus sobre todas as coisas. Depois a palavra “primícias” passou a ser empregada em sentido translato como quando Israel foi chamado: “as primícias da messe de Deus” (Jeremias 2,3), ou quando São Paulo se refere a algum dos seus primeiros-convertidos na Grécia como primícias, comprove: “1 Coríntios 16,15”; “2 Tessalonicenses”. Além disso, São Paulo chama Cristo – “as primícias dos que dormem (morreram)”, veja em: “1 Coríntios 15,20”; referindo-se ao fato de que sua ressurreição é a promessa e o Senhor da ressurreição de todos seus membros, no último dia.


Palavra de fé: “Logo que essa ordem foi promulgada, os israelitas multiplicaram suas oferendas das primícias de trigo, do mosto, do azeite, do mel e de todos os produtos do campo, com uma abundância de dízimos de toda a sorte”. (2 Crônicas 31,5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário