quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Nem tudo é como desejamos




Talvez antes de Deus nos ter enviado à terra, ele tenha nos perguntado: “Você está disposto a viver?”.
Nossa resposta, supostamente, foi afirmativa: “Sim! Estou!”.
Ele então advertiu: “Viverá, mas correrá riscos”.
Viver é correr riscos. Nem tudo é como desejamos. E se fosse? Como seria?
Antes de dormir, pego minha agenda e planejo atentamente o dia de amanhã. Hora de acordar; de tomar café, de atividades; de encontros somente com as pessoas de quem eu goste e que gostem de mim; de ter sentimentos que me produzam bem estar; de receber elogios dessa ou daquela pessoa; de ser reconhecido; etc, etc.
No final do dia, já deitado, feliz na minha cama, eu rezaria em meu íntimo: “Meu Deus como o Senhor é bom para mim (comigo)”.
“Viverá, mas correrá riscos...”
A vida nem sempre é o que planejei e desejei, por melhor que seja a minha programação: talvez a pilha do relógio descarregue, o despertador não toque e eu não acorde no horário marcado; talvez eu tenha que sair correndo sem tomar café para não atrasar; quem sabe encontre logo na esquina aquela vizinha que controla minha vida, vive fazendo fofocas a meu respeito e que com toda certeza estaria pensando: “atrasado de novo!”. Talvez eu sinta raiva e ódio ao tropeçar num paralelepípedo solto na calçada; talvez ainda, quando eu chegue ao meu destino alguém muito “amigo” comente: “Nossa, o que aconteceu com você, está mais gordo”, etc, etc.
No final do dia, já deitado na minha cama, talvez eu rezasse em voz alta: “Meu Deus, me responda, é castigo?”.
Planos são fundamentais, nosso crescimento e evolução dependem deles.
Não nos apeguemos exclusivamente aos nossos projetos, a vida não é um jogo de cartas marcadas, estamos destinados a correr riscos, e não poucos. Uma doença, a perda de alguém querido... e assim vai. Porém, nós podemos transformar nossos projetos no meio do percurso, essa é a maravilha. Podemos rir de nossos erros, podemos confiar mais na providência divina e menos em nossa autossuficiência.
Aprendamos a rezar no final da noite já planejando o dia de amanhã: “Pai Santo, seja feita a vossa vontade”.
Assim, a nossa compreensão da vida, mudará, e viver, será uma deliciosa aventura.

Pe Luiz Erlin

Palavra de fé: “Na presença do Senhor continuarei o meu caminho na terra dos vivos”. (Salmo 114,9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário