quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Contra a hipocrisia




Hipocrisia é a manifestação de “falsas” virtudes, de bons sentimentos, de devoção religiosa e compaixão. Também podemos qualificá-la como fingimento e falsidade. Jesus condena fortemente a hipocrisia e a vaidade, vejamos:

- “Mateus 23,27-28”;
- “Marcos 12,38-40”;
- “Lucas 6,41-42”.

Precisamos conhecer Jesus para sermos atraídos pela sua bondade e humildade, vejam, ele nos convida ao aprendizado do amor: “Mateus 11,29”.

Não é a “devoçãozinha” (frequentemente açucaradas e extravagantes, muitas missas e pouca caridade), que Cristo exorta, mas, acima de tudo, ele quer que o imitemos no seu bondoso amor e profunda humildade, como os discípulos e tantos outros que seguiram e seguem os seus ensinamentos.

Prestem atenção em: “Eclesiástico 10,7”! Leia, também, e guarde as palavras de São Paulo: “Romanos 12,16”.

Principalmente, em comunidade, deixar de lado a autoprojeção, a competição. Orgulho, violência, ambição (desejo de poder e riqueza), são atitudes diabólicas e anticristãs.

A qualidade fundamental de um verdadeiro cristão é a humildade, pois dela vem todas as outras virtudes. O humilde é uma pessoa que se considera imperfeita e reconhece a necessidade de aprender e ser ajudado.

Greve na mente: “Sente-se sempre como uma parte, nunca como um todo”. (Theodor Fontane). Somos todos juntos, os ramos da videira, a videira é Jesus Cristo a quem devemos conhecer, seguir e dar testemunho.


Palavra de fé: “Completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por um espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos”. (Filipenses 2,2-3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário