quarta-feira, 1 de junho de 2011

Família, santuário de vida

Santuário quer dizer “lugar sagrado”. Pois é na família que a vida humana se forma e é cultivada.

É missão da família guardar, revelar e comunicar ao mundo o verdadeiro amor e a vida. O Concílio Vaticano II já a tinha chamado de “a Igreja Doméstica”, onde Deus reside, é reconhecido, amado, adorado e servido; e nos ensina que: “A salvação da pessoa e a da sociedade humana estão intimamente ligadas à condição feliz da comunidade conjugal e familiar”.

A presença de Jesus nas Bodas de Cana da Galiléia significa que o Senhor quer estar no meio da família, ajudando a vencer todos os seus desafios, pois dentro de uma “casa” precisamos estar todos juntos e com o mesmo objetivo que é ter paz, alegria e amor, pois não podemos esquecer que Deus é Amor. Temos que ter fé e confiar de coração que Jesus irá fazer o milagre da multiplicação em nosso lar. No mundo moderno as pessoas trabalham exaustivamente sem tempo para nada e principalmente sem tempo para Deus, o que faz as pessoas se afastarem de um ensinamento de Cristo: “Buscai primeiro o Reino dos Céus e tudo virá por acréscimo”, lembramos do ditado popular “o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus, não é nada”.

Vemos aí também a dignidade, baseada no amor mútuo, que leva o homem e a mulher a deixarem a própria casa paterna, para se dedicarem um ao outro totalmente.

Este amor é tão profundo, que dos dois fazem um só, uma só carne, para que possam juntos realizar um grande projeto comum: a família. Deus, no início da Criação, fez o homem e a mulher e disse: “Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne”. Então, a conclusão de Jesus é a mais lógica: “Não separe o homem, o que Deus uniu” (Mt 19,6). Tudo isso mostra como Deus está implicado nesta união absoluta do homem com a mulher, de onde vai surgir, então, a família. Por isso não há poder humano que possa eliminar a presença de Deus no matrimônio e na família. Deus vive no lar nascido de um matrimônio.

Em todos os lugares que fomos fazer encontro para casais, os que perseveraram e se engajaram na Igreja, mesmo com problemas, conseguiram superar as crises. A família que busca viver a santidade é forte, pois tudo naquele que me fortalece (Fl 4,13); Filhinhos, coragem, eu venci o mundo e vocês vencerão (Jô 16,33); cairão mil à sua esquerda e dez mil a sua direita e tu não serás atingido (Sl 91,7). Não desista de sua FAMÍLIA, ela é muito importante para DEUS, ela é SANTUÁRIO DE VIDA!




Palavra de fé: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo”. (Gálatas 3,26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário