segunda-feira, 6 de junho de 2011

Precisamos descer da árvore e caminhar com Jesus, como Zaqueu!

Em sua última viagem, já próxima do fim, Jesus entrou na cidade de Jericó. Era a cidade mais importante depois de Jerusalém: centro comercial e das notícias. Jesus não se desvia. Atravessa a cidade. É interessante observar que o mesmo verbo “atravessar” é empregado por Lucas (2,35) para falar da espada que atravessaria a alma de Maria! A pessoa de Jesus, Palavra de Deus, atravessa um território de Jericó e tem um encontro importante que revela o mistério bondoso de um coração humano.

O chefe de arrecadadores de impostos, um rico chamado Zaqueu, que quer dizer “puro”, desejava ver Jesus. Não o conseguia, porém, porque não conseguia distingui-lo no meio da multidão. Além disso, era de baixa estatura. Zaqueu correu, adiantou-se a todos e subiu em uma árvore e lá o esperou. Não se importou com seu status social. Buscou um lugar onde Jesus com certeza “teria de passar”.

Jesus sentiu algo dentro de si. Boas vibrações daquele homem! Olhou para cima. Lá estava trepado um homem de estatura baixa. Jesus lhe ordena que desça “imediatamente”. E lhe diz algo muito importante: “Hoje tenho que me abrigar em sua casa”. Esse “tenho que” soa como uma ordem divina. Zaqueu se vê obrigado a hospedar Jesus. Mas essa obrigação tem para ele um sabor doce e o enche de alegria.

Ao contrário, os demais se entristecem. Sim, “todos os outros murmuram”, mostram seu descontentamento com Jesus. Mas Zaqueu, em casa, já sentado ao lado de Jesus, coloca-se de pé e faz uma grande promessa: a metade de seus bens aos pobres! Quatro vezes mais a quem tivesse lesado! Um fraudador, como era Zaqueu, talvez tenha ficado sem nada, como Abraão ao sair da sua terra: que aiu de sua terra permanecendo em Jericó e mudando sua vida. O convite de Jesus tornou possível sua conversão como homem e cidadão. Só então recuperou seu verdadeiro nome: Zaqueu, o purificado!

Essa belíssima história serve de modelo para entender como o Senhor Jesus se aproxima de cada um de nós também hoje. Porque quer que ainda hoje continuem acontecendo encontros transformadores. Jesus segue seu caminho... e atravessa nossa cidade.

Palavra de fé: “Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para serem apagados os vossos pecados”. (Atos dos Apóstolos 3,19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário