segunda-feira, 16 de maio de 2011

O verdadeiro sentido do noivado

Com esta matéria queremos mostrar e incentivar os nossos jovens a buscarem um noivado sólido e fundamentado nos ensinamentos da Santa Igreja Católica.

O mundo moderno desestimula o sacramento que, para muitos, é algo ultrapassado. Se analisarmos algumas estatísticas, vemos que 70% das separações ocorrem nos três primeiros anos de casados, isso porque o namoro e o noivado foram algo superficial; um não conheceu o outro r muito menos a sua história.

O noivado não é uma tradição ou simples etapa na preparação do homem e da mulher. Deve ser compreendido, vivido e assumido como um período importante de diálogo, de conhecimento, de partilha de vidas entre os noivos à vista de um planejamento consciente e responsável para o futuro dos casados. É um tempo forte de conhecimento mútuo, de oração, de discernimento e de abertura em nível pessoal e a dois diante de Deus, da Igreja e dos irmãos.

Casamos não para sermos felizes e sim para fazer o outro feliz. Com esse pensamento, a nossa felicidade torna-se muito maior, e exercitamos o amor Ágape, que é o amor de Deus. Casar-se não é decisão de um dia ou opção por um tempo determinado, mas deve ser opção para a vida toda. Na vontade de Deus, o homem e a mulher são chamados a viver segundo sua imagem e semelhança. São chamados a viverem e existirem em comunhão e partilha de vidas. A partir de Cristo o amor de um homem e de uma mulher vai além da atração, da realização e da contemplação mútua. Torna-se pelos méritos da redenção de Cristo na ação do Espírito Santo fonte de santificação e de salvação humano-divino, um grande bem não somente para os noivos, mas para a família e toda a Igreja.

Hoje, as pessoas se preparam para tudo, menos para casar-se. Não basta a atenção, o ajustamento e planejamento a dois, uma profissão estável, a realização sexual em si. É preciso, antes de tudo, a descoberta do verdadeiro valor e do sentido maior da vida humana como um bem que pertence a Deus.

O noivado cristão é e deve ser por excelência o tempo da evangelização dos que desejam consagrar seu amor como cristãos perante si, perante Deus e os irmãos. Sem um sólido conhecimento do que consiste viver o sacramento do amor cristão, os noivos não possuirão o preparo necessário e, por isso mesmo, faltará a solidez de uma espiritualidade amadurecida para viver uma escolha livre de amor a dois – opção essa que é praticamente impossível de se viver sem o horizonte do olhar de Deus, de Cristo, dos evangelhos e da comunhão com a Igreja de Cristo.




Palavra de fé: “Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido”. (Efésios 5,32)

Nenhum comentário:

Postar um comentário